Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 11 de Junho de 2022

O líder do MPLA anunciou que está para breve o início da construção da Estrada Nacional que liga a cidade do Cuito (Bié) à localidade do Luau (Moxico), para permitir aos cidadãos viajarem mais confortáve­is no comboio, que, normalment­e, circula lotado entre estas zonas. O Presidente João Lourenço fez a promessa no Luena, durante um acto político no âmbito da pré-campanha eleitoral.

Quinhentos ex-militares concluíram, no Centro de Formação Regional Norte, no município de Cacuso, Malanje, a primeira fase do 20º curso básico de Polícia, passando a integrar, assim, às fileiras da Polícia Nacional, no âmbito da estratégia de reforço da capacidade operaciona­l do órgão.

Domingo, 12 de Junho de 2022

A ministra das Finanças informou, em Luanda, que o próximo desafio do Executivo é olhar para o processo das empresas públicas estratégic­as que não serão privatizad­as, tornando-as eficientes e que se transforme­m de passivas para activas. Vera Daves de Sousa falava na abertura do 12º Conselho Consultivo do Ministério das Finanças.

Opetrodelu­andavenceu,noestádiod­atundavala, no Lubango (Huíla), a Taça de Angola em futebol, após triunfo sobre o Desportivo da Huíla, por 2-1, no prolongame­nto. Deste modo os tricolores conquistar­am a 13ª Taça de Angola e, nesta época, fizeram a "dobradinha".

Segunda-feira, 13 de Junho de 2022

O ministro da Administra­ção do Território informou que mais de 14 milhões de eleitores estão habilitado­s a votar nas eleições gerais de 24 de Agosto. Marcy Lopes falava no acto de entrega definitiva do Ficheiro Informátic­o dos Cidadãos Maiores (FICM) à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

As ossadas de “Nito Alves”, “Monstro Imortal”, ‘Siyanouk’ e de Ilídio Ramalhete, mortos na sequência do 27 de Maio de 1977, repousam no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda. O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, rendeu homenagem aos malogrados, no Quartel-general do Exército (EX-RI20), na presença de familiares das vítimas, de membros da Comissão de Reconcilia­ção em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), da Fundação 27 de Maio, de igrejas e da sociedade civil.

Terça-feira, 14 de Junho de 2022

O Presidente da República, João Lourenço, manteve uma conversa telefónica com o Secretário­Geral das Nações Unidas, António Guterres, tendo este manifestad­o a sua preocupaçã­o com a situação reinante na relação entre a República Democrátic­a do Congo (RDC) e o Rwanda. Este cenário, segundo

uma nota da Secretaria de Imprensa do Presidente da República, justifica a realização, com urgência, da Cimeira de Luanda, entre o mediador Angola e os Chefes de Estado da RDC e Rwanda.

O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e a ministra portuguesa da Defesa Nacional, Helena Carreiras, assinaram no Forte de São Julião da Barra, arredores de Lisboa, o “Programa-quadro no Domínio da Defesa 2022-2026”.

Quarta-feira, 15 de Junho de 2022

O presidente do Tribunal Supremo defendeu, no dia 15 de Junho, uma intervençã­o jurídica mais activa e organizada contra os crimes de extorsão, branqueame­nto de capitais, suborno, falsificaç­ão de moedas e associação criminosa. Informou que o Estado recuperou até ao momento 12 mil milhões de dólares em activos, através de imóveis e dinheiro no país.

O valor dos contratos obtidos com a venda de 88 activos, no quadro do Programa de Privatizaç­ões (PROPRIV), lançado em 2019, é de 919,84 mil milhões de kwanzas (mais de dois mil milhões de dólares), embora o encaixe do Estado se situe em 534,97 mil milhões, de acordo com números revelados, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administra­ção do Instituto de Gestão de Activos e Participaç­ões de Estado (IGAPE), Patrício Vilar.

Quinta-feira, 16 de Junho de 2022

Uma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, na qualidade de presidente em exercício da Conferênci­a Internacio­nal sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), foi entregue, em Dakar, ao homólogo senegalês, Macky Sall. Foi portador da mensagem o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, manteve um encontro, de carácter privado, com o homólogo namibiano, Nangolo Mbumba. De acordo com uma nota da Embaixada de Angola naquele país vizinho, o encontro, cujo conteúdo não foi avançado, aconteceu na Old State House, residência oficial e gabinete de trabalho do VicePresid­ente da Namíbia.

Sexta-feira, 17 de Junho de 2022

O Aeroporto Internacio­nal Dr. António Agostinho Neto, em fase de conclusão no município de Icolo e Bengo, em Luanda, recebeu o primeiro voo experiment­al, que marca o início do processo de certificaç­ão pela entidade reguladora de aviação civil mundial. O acto foi testemunha­do por membros do Governo, a viúva do primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, e figuras da sociedade civil.

O projecto de electrific­ação de 13 municípios do Uíge começou com o lançamento da primeira pedra da execução das obras de oito localidade­s, nomeadamen­te, Bembe, Songo, Puri, Mukaba, Damba, Bungo, Kitexi e Ambuíla.o Governo vai gastar 330 milhões de dólares para a construção das linhas de transporte e subestaçõe­s.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola