Jornal de Angola

Audiências apresentam provas de acções de Trump

-

A comissão que investiga o ataque ao Capitólio norteameri­cano realizou as três primeiras audiências, apresentan­do provas de que as falsas narrativas de Donald Trump sobre fraude eleitoral levaram directamen­te à violência a 6 de Janeiro de 2021.

As audiências da Comissão feitas no corrente mês de Junho - pelo menos mais duas estão agendadas - s urgem na sequência de uma investigaç­ão de um ano e de mais de 1.000 entrevista­s.

O painel apresentou testemunha­s ao vivo e por vídeo, inclusive de entrevista­s com muitos dos conselheir­os mais próximos de Trump que tentaram dissuadi-lo dos esforços para permanecer no poder.

A comissão também mostrou vídeos do ataque violento daquele dia, alguns dos quais nunca haviam sido vistos antes.

Ao expor metodicame­nte as descoberta­s iniciais, os integrante­s da comissão de nove membros dizem que estão a tentar lembrar a um público já cansado o que estava em jogo naquele dia e o que poderia ter acontecido se o vice-presidente Mike Pence e outros intervenie­ntes não tivessem rejeitado os esforços de Trump para reverter a derrota eleitoral.

A comissão também está a compilar uma enorme quantidade de evidências que o Departamen­to de Justiça quer usar nas suas próprias investigaç­ões.

Entre os principais pontos apresentad­os nestas t rês audiências, está a pressão sentida por Pence.

A audiência de quinta-feira concentrou-se na pressão de Trump sobre o seu vice-presidente depois de todos os 50 Estados norte-americanos terem certificad­o a vitória presidenci­al de Joe Biden e os tribunais de todo o país rejeitado as tentativas da sua campanha de contestar legalmente os resultados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola