Jornal de Angola

Lula critica extradição de Assange para os EUA

-

O ex-presidente e actual candidato às eleições brasileira­s, Lula da Silva, criticou, sextafeira, a decisão do Governo britânico de extraditar o fundador do portal Wikileaks, Julian Assange, para os Estados Unidos.

“Tomaram a decisão de extraditar Assange para os EUA. E se ele for extraditad­o, certamente é prisão perpétua, e ele morrerá na cadeia. E nós, que estamos aqui falando de democracia, precisamos perguntar: que crime Assange cometeu? Ele só falou a verdade”, escreveu Lula da Silva na sua conta oficial do Twitter.

Na opinião de Lula da Silva, J u l i a n A s s a ng e a p e n a s “denunciou as falcatruas e espionagen­s feitas pelo país mais importante do planeta”.

“Se alguém cometeu um crime foi quem, em nome dos EUA, estava a espiar outros países. Inclusive a espiar sobre a Petrobras”, frisou o candidato pelo Partido dos Trabalhado­res (PT), cujas sondagens lhe dão uma clara vantagem para vencer as presidenci­ais de Outubro.

O Governo britânico confirmou, sexta-feira, a extradição do fundador do portal Wikileaks para os Estados Unidos onde é procurado pela divulgação de uma grande quantidade de documentos confidenci­ais.

“De acordo com a Lei de Extradição de 2003”, o Governo deve assinar uma ordem de extradição “se não houver motivos que parem a ordem”, disse um porta-voz do Ministério do Interior britânico confirmand­o que a ministra Priti Pratel já assinou o documento de extradição.

A decisão é um momento que pode pôr termo à longa batalha legal que Assange travou durante os últimos anos, no Reino Unido, para evitar a extradição para os Estados Unidos.

Formalment­e, J ul i a n Assange, de 50 anos, preso no Reino Unido, tem 14 dias para apresentar recurso.

 ?? ?? Lula da Silva diz que Julian Assange “apenas falou a verdade”
Lula da Silva diz que Julian Assange “apenas falou a verdade”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola