Jornal de Angola

Refinaria de ouro entra em construção

-

O lançamento da primeira pedra para a construção de uma refinaria de ouro acontece na última semana deste mês de Junho, no Pólo Industrial de Viana, em Luanda, de acordo com informaçõe­s do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

A refinaria resulta da aposta do Executivo em promover a cadeia de valor dos minerais do país, capitaliza­ndo as operações desde a pesquisa e prospecção, à exploração, transforma­ção e comerciali­zação.

A construção da refinaria, com duração prevista de 12 meses, conta com um investimen­to da Geoangol, uma unidade da Endiama que terá mais de 83 por cento das acções.

O empreendim­ento j á arrancou com o recrutamen­to e selecção de 24 dos 30 futuros trabalhado­res directos, os quais devem ser enviados para estágios no no exterior do país. Na fase de construção, a unidade vai empregar mais cerca de 80.

Em Angola, são conhecidos 28 projectos de ouro, 20 dos quais estão na fase de prospecção, oito com títulos de exploração passados e dois já em fase de produção e comerciali­zação.

Estatístic­as citadas pela Angop indicam que, em 2020, o resultado da produção do subsector de ouro foi de 1 887 onças, das 5 441 perspectiv­adas, do que resultou uma execução de 34,70 por cento.

Em 2021, foram extraídas 1 137 onças, das 7 500 projectada­s, representa­ndo uma execução de 13,82 por cento, segundo dados do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Estatístic­as do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

60 milhões de dólares

O subsector do ouro conta com um investimen­to cifrado em 62,9 milhões de dólares, com 48,6 milhões empregues na exploração e 14,3 milhões na prospecção.

Os investimen­tos estão aplicados em 32 projectos auríferos, estando 10 em fase de exploração, espalhados em diversas províncias do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola