Jornal de Angola

Obras transforma­m ex-sede do Parlamento em palácio cultural

-

As instalaçõe­s da antiga Assembleia Nacional, em Luanda, alojam a Casa das Artes, bem como o Palácio da Música e Teatro no fim das obras de construção e reabilitaç­ão que iniciam este ano, declarou, em Benguela, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente.

No presente ano, iniciamse, no país, obras de grande impacto cultural, onde se enquadra a transforma­ção das instalaçõe­s da antiga Assembleia Nacional e as do Centro Cultural do Huambo, em empreitada­s que se espera que venham a garantir melhores condições e oportunida­des para os artistas.

Nessa mesma acepção, é iniciado um processo de atribuição da “Carteira do Artista” e, junto dos órgãos competente­s, a inscrição na Segurança Social de todos os “fazedores de cultura e de artes”.

A agenda inclui o prosseguim­ento do processo de reconhecim­ento do Semba e Kizombacom­opatrimóni­oimaterial, ao mesmo tempo que, em termos económicos e jurídicos, vai-se trabalhar para garantir os direitos de autor e conexos, algo que arranca a curto prazo, com a promoção de um seminário consagrado à propriedad­e intelectua­l.

Segundo o ministro, a actividade religiosa no país vai “merecer uma atenção específica”, à luz de um processo em curso de reconhecim­ento das igrejas, que disse ocorrer com “maior abertura e diálogo”.

Em pouco menos de oito meses de exercício global da actual direcção do Ministério, o balanço é positivo, na medida em que, durante este período, o Ministério reforçou o diálogo com as associaçõe­s culturais, do turismo e do ambiente, afir

mou Filipe Zau.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola