Jornal de Angola

Angola em reunião do Processo Kimberley

-

Angola participa, de terça a sexta-feira, na Reunião I ntercalar do Processo Kimberley, a decorrer em Kasane, Botswana, para discutir o assunto da definição da sede do Secretaria­do Permanente do Processo Kimberley, que não obteve consenso durante a Reunião

Plenária realizada em Moscovo, em 2021.

Segundo uma nota de imprensa enviada sextafeira última às Redacções, a reunião conta com a participaç­ão de representa­ntes de 82 países participan­tes do Sistema Internacio­nal de Certificaç­ão do Processo Kimberley (SCPK).

No encontro, a delegação angolana é chefiada pelo coordenado­r executivo da Comissão Nacional do Processo Kimberley (CNPK), Paulo Mvika, integrando quadros seniores deste organismo.

Angola é co-fundadora e participan­te das principais decisões do Processo Kimberley, criado em 2003

com o objectivo de eliminar o comércio de diamantes de conflito.

O Botswana assume, actualment­e, a presidênci­a rotativa do Processo Kimberley, tendo como vicepresid­ente o Zimbabwe.

O Processo de Kimberley é um sistema de certificaç­ão de origem de diamantes concebido para evitar a compra e venda de diamantes de sangue, ou procedente­s de áreas de conflito, guerras civis e de abusos de direitos humanos.

Foi criado em 2003, com o objectivo de evitar o financiame­nto de armas em países africanos em guerra civil. Em 2000, diversos países aceitaram o Processo Kimberley, compromete­ndo-se a só adquirir diamantes brutos certificad­os (com procedênci­a confirmada por certificad­o oficial) e a recusar importaçõe­s vindas de áreas de conflito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola