Jornal de Angola

Três regras sofrem alteração da IHF

- Teresa Luís

O jogo passivo, nova área de lançamento e remates na cabeça do guarda-redes são as regras que foram alteradas pela Federação Internacio­nal de Andebol ( I HF), cuja implementa­ção acontece no Campeonato do Mundo júnior feminino, a disputarse na Eslovénia a partir de 23 do corrente.

Segundo o site da IHF, a alteração surge após abordagem com treinadore­s das selecções nacionais, durante os campeonato­s continenta­is de África, Ásia, América do Sul e Central, em conjunto com técnicos das equipas europeias.

Relativame­nte ao jogo passivo, a nova regra reduz a quantidade máxima de passes da formação atacante de seis para quatro, após o sinal de advertênci­a ser mostrado e antes de um lance livre ser marcado.

Um passe da equipa atacante passa a ser contado, mesmo em situações em que o remate executado é bloqueado por um defensor, e a bola volte para um jogador atacante. Se o conjunto atacante receber um lance formal (livre ou reposição) após completar o quarto passe, eles podem jogar um passe adicional de modo a finalizare­m o ataque.

Quanto ao rematar na cabeça do guarda-redes, a nova regra suspende o atacante por dois minutos, em vez da aplicação do cartão vermelho, caso o remate seja efectuado na linha dos sete metros. Também recebe suspensão directa de dois minutos, o jogador em campo que atingir a cabeça do guarda-redes.

As excepções aplicamse se o jogador estiver desequilib­rado devido a uma falta. Sobre a área de lançamento, as novas áreas têm tamanhos diferentes, relativame­nte aos metros e diâmetros, a serem testados: 3,5 metros, 4m, e 4,5m.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola