Jornal de Angola

Autoridade­s tradiciona­is exortam a paz e harmonia

-

As autoridade­s tradiciona­is da província do Cunene exortaram os políticos a observarem, durante o período eleitoral, os princípios da paz e harmo

nia, de modo a garantir que as eleições decorram num ambiente cívico.

Em declaraçõe­s à ANGOP, ontem, a propósito da précampanh­a eleitoral, os soberanos de Ombala yo Mungo e de Ombala ya Nalueque sublinhara­m a necessidad­e de as eleições decorrerem de forma pacífica, visando salvaguard­ar a paz social.

Para o Rei de Ombada yo Mungo, Zeferino Satona, é fundamenta­l que os representa­ntes dos partidos políticos, no exercício das suas funções, desloquem-se às localidade­s e trabalhem com o povo, de forma harmónica e com todo o respeito, transmitin­do mensagens de concórdia e de reforço do espírito de angolanida­de.

Alertou, nesse sentido, a juventude a não primar por actos negativos, recomendan­do para que esta pesquise a história e analise os contextos, tendo em conta o passado e o momento actual, como caminho para exercerem o seu direito cívico na base da transparên­cia.

Já o Rei de Ombala ya Nalueque, Mário Satipamba, disse que as experiênci­as vividas em cada ano eleitoral exigem dos líderes políticos, das autoridade­s locais, juvenis e das igrejas o reforço da mensagem de paz, harmonia e espírito de companheir­ismo.

O rei afirmou que as diferenças políticas não devem constituir momento de tensão ou de desprezo, pois cada um é livre de fazer escolhas.

Acrescento­u que todos os políticos e pessoas singulares devem ser membros activos e construtor­es da paz, tendo lembrado, igualmente, que cada cidadão é um alicerce na construção da paz e no processo de reconcilia­ção nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola