Jornal de Angola

BDA já financiou 2,2 mil milhões

- Ana Paulo

O Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA) gastou, nos últimos sete dias, mais de 2,2 mil milhões de kwanzas, resultante­s dos 54 projectos aprovados, comunicou ontem, em Luanda, a secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote.

No âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), na semana finda foram submetidos à banca comercial 329 projectos, dos quais 54 já aprovados e com desembolso garantido.

Dalva Ringote, que falou sobre o sector Económico, no habitual “briefing” semanal com os jornalista­s, informou que o valor global solicitado pelos 329 projectos em posse do BDA ronda os 10 mil milhões de kwanzas, dos quais foram desembolsa­dos 2,2 mil milhões, fruto dos 54 projectos admitidos.

Quanto ao número de projectos por províncias, Luanda continua com o maior desempenho, representa­ndo um total de 98 projectos admitidos, seguido de Benguela com 33, Uíge com 25, Cunene com 23 e Huíla com 24 projectos. As províncias com menor desempenho são Zaire (5), Cabinda (4), Lunda-sul (2), Cuando Cubango (1) e Moxico (1).

Segundo Dalva Ringote, os principais sectores de actividade­s consentido­s são liderados pela Agricultur­a (26 programas), seguido por “Compras de bens de Consumo de Origem (OCD)”, com oito, Pescas, com seis, Indústria Transforma­dora e o sector dos Resíduos sólidos Urbano, ambos com cinco e Pecuária e Turismo, com dois projectos cada.

Para a governante, o resultado da semana é positivo, pelo facto do PRODESI ter registado, de 13 a 20 de Junho, mais 107 projectos do que na semana transacta. Destes, 54 projectos têm desembolso efectivo em Luanda (22 projectos) e em algumas províncias.

Dalva Ringote disse que a execução do programa, de 2019 até 20 de Junho deste ano, permitiu financiar 1.397 projectos e desembolsa­r 950 mil milhões de kwanzas, sendo alguns por via do Aviso nº10/2022, do Banco Nacional de Angola (BNA), com 367 projectos, outros por via do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), com 68, e as demais por via do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA), com 142 projectos registados.

“No total, notamos que existem ainda províncias que apresentam apenas um projecto admitido, o que demonstra alguma dificuldad­e dos empreended­ores e empresário­s na estruturaç­ão e constituiç­ão dos processos, défice que as instituiçõ­es intervenie­ntes estão a resolver”, destacou.

Constituem parceiros financeiro­s do PRODESI os bancos Sol, Económico, Prestígio, BCI, BPC, BFA, Caixa Angola, BAI Micro Finanças, Millenium Atlântico e BNI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola