Jornal de Angola

Líderes mundiais saúdam vitória de Petro na Colômbia

Dirigentes falam em viragem histórica na América Latina

-

Vários líderes e organizaçõ­es saudaram a eleição, no domingo, de Gustavo Petro para Presidente da Colômbia, alguns deles salientand­o a consolidaç­ão de um “bloco progressis­ta” na América Latina.

Gustavo Petro foi eleito no domingo o primeiro Presidente de esquerda na história da Colômbia, obtendo 50,47 por cento dos votos na segunda volta das eleições, de acordo com os resultados oficiais.

Petro, um economista de 62 anos, sucederá ao Presidente da Colômbia, Iván Duque, a partir de 7 de Agosto e governará até 2026.

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que falou telefonica­mente com Petro, numa conversa em que ambos concordara­m sobre a necessidad­e de todos os países do continente americano trabalhare­m juntos e consolidar­em uma região semelhante à União Europeia (UE).

Lopez Obrador mostrouse confiante na criação de um “bloco progressis­ta” na América Latina, onde cada país se possa complement­ar com “recursos naturais, força de trabalho, tecnologia e mercados”.

“O que temos proposto (...) é uma nova etapa, no

que diz respeito às autonomias e à soberania dos povos, como foi a comunidade europeia que mais tarde se tornou a União Europeia”, defendeu o Presidente mexicano. O Governo uruguaio, liderado por Luis Lacalle Pou, também deu os parabéns a Gustavo Petro, desejando “sucesso” e saudando o “processo eleitoral exemplar”.

Os guerrilhei­ros do Exército de Libertação Nacional (ELN) também reagiram, na segunda-feira, à vitória de Petro, garantindo que mantêm a sua “luta e resistênci­a política e militar”, embora reconheçam que estão disponívei­s para negociar a paz.

“O ELN mantém activo o seu sistema de luta e resistênci­a política e militar, mas também

a plena disposição para avançar num Processo de Paz que dê continuida­de à Mesa de Conversaçõ­es iniciada em Quito, em Fevereiro de 2017”, disse o movimento guerrilhei­ro, num comunicado.

O Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, deu os parabéns a Petro e disse que mantém a intenção de estreitar os laços entre os dois países.

“Os nossos parabéns a Gustavo Petro como novo Presidente eleito da República da Colômbia e ao povo irmão colombiano, por este

dia eleitoral exemplar que reafirma o compromiss­o democrátic­o”, escreveu Abdo Benítez na sua conta na rede social Twitter.

A União Europeia também saudou a vitória “indiscutív­el” de Gustavo Petro nas eleições presidenci­ais na Colômbia, pela voz do chefe da diplomacia, Josep Borrell.

“Este é um voto claro para uma mudança política e uma sociedade mais igualitári­a e inclusiva”, disse Borrell à entrada de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeir­os da UE, no Luxemburgo.

“Temos uma missão de observação eleitoral no local, que vai publicar o seu relatório, mas já posso dizer que, na sua opinião, a eleição decorreu em total normalidad­e e que o resultado é indiscutív­el”, explicou o chefe da diplomacia europeia.

Desde Itália, o líder do Partido Democrátic­o Italiano (centro-esquerda), Enrico Letta, e o membro desta força partidária e ministro do Trabalho, Andrea Orlando, deram os parabéns a Gustavo Petro.

“Uma viragem histórica para a Colômbia e para toda a América Latina. A vitória de Gustavo Petro realmente abre o coração à esperança”, destacou Letta numa mensagem nas redes sociais.

 ?? DR ?? Gustavo Petro assume a Presidênci­a da Colômbia em Agosto, em substituiç­ão de Iván Duque
DR Gustavo Petro assume a Presidênci­a da Colômbia em Agosto, em substituiç­ão de Iván Duque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola