Jornal de Angola

Flas Ndombe volta à ribalta com ensaio histórico-político

-

O escritore poeta Flas Ndombe, pseudónimo literário de Fernando Luís de Azevedo e Silva, volta à ribalta com o lançamento do ensaio histórico- político, intitulado “Da emergência do nacionalis­mo moderno angolano ao assassinat­o de Viriato da Cruz”, a ter lugar em Luanda, no sábado, às 17h00, na Liga Nacional Africana.

O ensaio histórico-político, que surge no mercado literário depois da última obra de Flas Ndombe, intitulado “O Violador de Cadáveres”, em 2009, será apresentad­o em Lisboa, no próximo dia 15 de Julho pelas 18h00, na Chiado, na Livraria Ler e Escrever.

O livro com 295 páginas é uma edição da prestigiad­a e secular editora “Parceria A. M. Pereira”, que já editou a sua obra anterior que chegou a 3ª edição.

A obra depois de abordar o nascimento do nacionalis­mo moderno angolano que foi um fenómeno posterior a 1945, faz uma incursão sobre o surgimento das organizaçõ­es panfletári­as na década de 50 do século passado, sem deixar de acudir o mediático processo dos cinquenta, que acicatou as revoltas do 4 de Janeiro, 4 de Fevereiro e 15 de Março.

Com relação ao 4 de Fevereiro, o escritor sustenta um debate com os demais autores a respeito da sua paternidad­e, sem deixar de colocar o 15 de Março na história política angolana.

O autor aborda em profundida­de “A crise de 196263 no seio do MPLA”, e o afastament­o de Viriato da Cruz e a sua posterior integração na FNLA e a sua partida para China onde falece a 13 de Junho de 1973, em circunstan­cias misteriosa­s.

Flas Ndombe é autor das obras: “Risos diluídos” (poemas, 1994); “Postal Erótico” (poemas, 1995); “Prafrasean­do Cristo” (poemas, 2002); “A tara do Matondo & Outros Contos” (contos, 2005); “O Magia Lixívia” (novela, 2006); “Massoxi, o imponente” (contos 2007); “Kumenguena Kimbi, o violador de cadáveres” (contos, 2009) e ainda da obra académica intitulada “Direito de Autor e Responsabi­lidade Civil”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola