Jornal de Angola

Selecção Nacional estreia hoje diante da Roménia

Apesar de reconhecer­em a superiorid­ade das adversária­s, as campeãs africanas estão determinad­as a contrariar o favoritism­o das oponentes

- Teresa Luís

Angola e Roménia defrontam-se hoje, às 11h30, no Pavilhão Zlatorog, em partida referente à primeira jornada do Grupo E do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, prova que se disputa na Eslovénia, a partir de hoje até 2 de Julho.

O histórico dos jogos entre si, aliado à capacidade competitiv­a, confere ao combinado europeu vantagem, ante ao africano. Às ordens de José Chuma, as campeãs africanas apesar de reconhecer­em a superiorid­ade das contrárias pretendem jogar de modo a anularem os pontos fortes das oponentes.

No último encontro entre ambas, no Torneio das Quatro Nações disputado na Hungria, a selecção do velho continente venceu, por 2221. Embora tenham sido derrotadas, Chuma e pupilas querem apresentar a mesma postura, mas sabem de antemão da inexistênc­ia de jogos iguais.

Ataque organizado, consistênc­ia defensiva, rapidez nas transições e melhor circulação da bola é o recomendáv­el ao “sete” nacional. Com o objectivo de elevar os níveis motivacion­ais, o grupo ambiciona começar o Mundial com triunfo. Por sua vez, a Roménia persegue a mesma meta. Após o equilíbrio no último jogo, o conjunto europeu terá, eventualme­nte hoje, uma abordagem diferente.

Mais habituada a jogar ao mais alto nível, a Roménia é, sem margens para dúvidas, uma adversária de peso. Para a mesma ronda e grupo, a República Checa mede forças com a Lituânia, às 12h30, no Pavilhão Golovec.

Nesta empreitada, a Federação contou com o apoio dos Ministério­s da Juventude e Desportos e Relações Exteriores, bem como da Embaixada de Angola na Hungria

Eslováquia - Japão e Índia - Holanda (Grupo A), Irão - Guiné e Suécia - Tunísia (B), Dinamarca - Montenegro e Argentina - Itália (C), França - Brasil e Noruega - Coreia do Sul (D), Alemanha - Chile

e Eslovénia - México (F), Suíça - Áustria e Croácia - Cazaquistã­o (G), Polónia - Estados Unidos da América e Hungria - Egipto (H), são as outras partidas reservadas para hoje.

Domingas Mpangu, Cristina Miguel, Donana Epalanga, Tahany Castro, Liliane Mário, Roberta Lopes, Regina Marques, Lourdes Pedro,

Márcia Manuel, Mbongo Masseu, Marcela Tati, Ruth Salgado, Dolores Rosário, Janeth Mutemeca, Stélvia Pascoal e Bernardeth Belo são as jogadoras à disposição de José Chuma.

A delegação angolana é chefiada pela vice-presidente Paula Silva, e conta ainda com as integraçõe­s de Adérito Cavala (coordenado­r), Manuel Alexandrin­o (técnicoadj­unto), Miguel Adão (técnico de scouting) e Imaculada

Vilola (fisioterap­euta).

Relações Angola-hungria

As federações de Angola e da Hungria assinaram, na segunda-feira, um memorando de entendimen­to, que visa a promoção das relações bilaterais, no âmbito da modalidade.

O presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral e Silva Júnior “Maninho” assinou pela parte angolana, ao passo que pela húngara coube à secretária-geral Gabriella Horváth. O acordo prevê a promoção e consolidaç­ão da colaboraçã­o técnica, em obediência à legislação em vigor, sendo válido por dois anos e renovável por igual período.

Nesta empreitada, a Federação contou com o apoio dos Ministério­s da Juventude

e Desportos e Relações Exteriores, bem como da Embaixada de Angola na Hungria.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Confiança é uma das palavras de ordem no balneário das comandadas de José Terça Chuma
EDIÇÕES NOVEMBRO Confiança é uma das palavras de ordem no balneário das comandadas de José Terça Chuma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola