Jornal de Angola

Chefe de Estado angolano felicita Presidente eleito da Colômbia

A diplomacia da Colômbia, país com quem Angola estabelece­u relações diplomátic­as em 1988, são dirigidas pelo Presidente, como Chefe de Estado, e geridas por um ministro

-

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, felicitou ontem, através de uma mensagem o político colombiano Gustavo Petro, pela recente eleição ao cargo de Presidente da República da Colômbia.

“O povo colombiano, ao eleger Vossa Excelência para a mais alta magistratu­ra da República da Colômbia, fez uma opção – estamos em crer – por um novo modelo político, sob cuja base acredita que se desenvolve­rão programas que impulsiona­rão uma nova dinâmica na economia nacional e, por via disso, a resolução dos seus problemas sociais e outros, que favoreçam a inclusão e a melhoria significat­iva das condições gerais de vida dos colombiano­s", escreveu o Presidente angolano.

Na mesma nota da Secretaria de Imprensa, enviada ao Jornaldean­gola, João Lourenço manifestou, também, a esperança de que, durante o mandato do Presi dente Gustavo Petro,

Angola e a Colômbia poderão dar os passos substancia­is no sentido de intensific­ar e

alargar a cooperação já existente entre os dois países.

As relações exteriores da

Colômbia, país com quem Angola estabelece­u laços diplomátic­os, em 1988, são dirigidas pelo Presidente, como Chefe de Estado, e geridas por um ministro.

Gustavo Petro

Petro, 62 anos, abalou a história política da Colômbia ao tornar-se o primeiro líder de esquerda a chegar ao poder, com críticas ao modelo económico vigente e pouca ligação com a classe política tradiciona­l. O senador e ex-prefeito de Bogotá (segundo cargo político mais relevante do país) venceu Rodolfo Hernández por 50,44% a 47,31%, somando um patamar recorde de 11,2 milhões de votos.

Durante a campanha, Petro prometeu tirar do papel profundas reformas sociais, económicas e políticas que levariam a Colômbia, um país violento e desigual, à paz e à igualdade. "Pela trilha da vida e do amor", como costuma dizer.

 ?? DR ?? Senador e ex-prefeito de Bogotá eleito Presidente da Colômbia
DR Senador e ex-prefeito de Bogotá eleito Presidente da Colômbia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola