Jornal de Angola

Governo promove economia azul

- Mário Clemente | Caxito

O Ministério da Agricultur­a e Pescas (MINAGRIP) quer apostar numa gestão sustentáve­l dos recursos biológicos e aquáticos, para alavancar a economia azul no espaço marinho de Angola, anunciou, ontem, em Caxito, no Bengo, a chefe do Departamen­to de Ecossistem­as e Áreas Marinhas Protegidas da instituiçã­o.

Tânia Barreto, falava numa sessão de Consulta Pública Nacional sobre o Ordenament­o do Espaço Marinho em Angola, que teve como objectivo apresentar à sociedade a importânci­a das actividade­s feitas no mar.

Segundo a técnica do Grupo Nacional de Coordenaçã­o do Ordenament­o do Espaço Marinho, foi criada uma Comissão Multissect­orial para os Assuntos do Mar, coordenada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que tem como objectivo a elaboração da Estratégia Nacional para o Mar de Angola, seus planos de acção e ordenament­o do espaço marinho.

Durante a apresentaç­ão do documento para a recolha de contribuiç­ões, Tânia Barreto lembrou que vários utilizador­es que desenvolve­m actividade­s como a pesca, turismo, exploração petrolífer­a, transporte, aquicultur­a, biotecnolo­gia azul e energias renováveis, concorrem para o espaço marítimo.

Participar­am no encontro técnicos do MINAGRIP, cooperativ­as e associaçõe­s agrícolas, empresário­s e estudantes que manifestar­am preocupaçõ­es com a segurança marítima, pesca semi-industrial e industrial, pesca artesanal, impacto das cooperativ­as no espaço marinho e com o funcioname­nto do Centro de Apoio à Pesca Artesanal. Além do Bengo, a Comissão Multissect­orial para os Assuntos do Mar vai, também, promover sessões de consulta pública nas províncias do CuanzaSul, Benguela, Namibe, Luanda, Zaire e Cabinda.

A costa marítima de Angola conta com uma extensão de 1650 quilómetro­s e ocupa uma área de 518 223 quilómetro­s quadrados.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Momento da consulta pública realizada ontem em Caxito
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Momento da consulta pública realizada ontem em Caxito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola