Jornal de Angola

Western Union retoma o serviço de remessas

Companhia transfere até dois mil dólares mensais por beneficiár­io, tendo quatro bancos como parceiros

- Isaque Lourenço

A Western Union retomou, ontem, o serviço de remessas internacio­nais para particular­es, com envios de até ao equivalent­e a dois mil dólares por mês, no que a companhia disse estar amparado pelas reformas cambiais aplicadas pelo BNA e uma maior disponibil­idade de divisas beneficiad­a pelo aumento das receitas petrolífer­as.

A informação foi avançada à imprensa, ontem, pelo presidente para a Europa, Médio Oriente e África e o vice-presidente para a África da Western Union, respectiva­mente, Jean Claude Farah e Mohamed Quazzanni, que anunciaram, para hoje, uma reunião com a liderança do Banco Nacional de Angola (BNA) a fim de acertar a optimizaçã­o do serviço interrompi­do em 2014 por dificuldad­es cambiais.

Na ocasião, os responsáve­is revelaram que, no encontro com o BNA vão solicitar que o banco central avalie a possibilid­ade de, no curto ou médio prazo, o limite autorizado para o envio e recepção de dinheiro vir a subir para até cinco mil dólares, valor com que a empresa operava até antes da suspensão.

Naquele ano, recordou Jean Claude Farah, uma queda do barril dos preços do petróleo impôs restrições no acesso às divisas assim como outras dificuldad­es de “compliance” travaram os correspond­entes bancários, que forneciam divisas ao país, resultando na interrupçã­o do serviço.

Apesar de as remessas terem sido suspensas nessa altura, acrescento­u, a empresa nunca saiu do país, embora tenha deixado de enviar dinheiro de particular­es que não tivessem divisas, apoiando as empresas ou outros clientes com disponibil­idade própria.

Na retoma do serviço, a Western Union estabelece operações com os bancos Millennium Atlântico (BMA), Comércio e Indústria (BCI) e a operadora cambial Unitransfe­r, com o Banco de Fomento Angola (BFA) a juntar-se a estes “nos próximos dias”.

Relativame­nte aos parceiros locais,dissequees­pera-sepoder contar, em breve, com todos os bancos comerciais, assim como as casas de câmbio.

Jean Claude Farah disse que a Western Union envia dinheiro para toda a parte do mundo, excepto ao Irão e Coreia do Norte, estando, deste modo, disponível para atender os milhares de angolanos residentes no exterior e outros milhares de estrangeir­os que vivem e trabalham em Angola.

Mohamed Ouazzanni reafirmou ser estratégia para Angola e para África, uma abordagem especifica­mente desenhada de ajustament­o à tendências mundiais, prestando muita atenção às necessidad­es dos clientes e com foco na forma como podem dar apoio mais amplo às comunidade­s.

“Queremos que todos possam beneficiar do dinheiro em tempo útil”, disse Mohamed Ouazzinni, acrescenta­ndo que, hoje, além de receber dinheiro, os clientes em Angola podem fazer remessas sem dificuldad­es, através de pontos comerciais em mais de 200 países e território­s e, directamen­te, para contas bancárias em mais de 130 países em todo o mundo.

Simplifica­ção cambial

Em Março do ano passado, o BNA publicou medidas de simplifica­ção cambial para tornar o ambiente de negócios mais favorável, alargando o volume das transferên­cias por beneficiár­io de 120 para 250 mil dólares por ano.

 ?? DR ?? Empresa atribui o reinício das operações às reformas cambiais
DR Empresa atribui o reinício das operações às reformas cambiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola