Jornal de Angola

Interior constrói habitações para efectivos e reformados

Ministério traçou uma série de projectos para melhorar as condições sociais e de trabalho dos funcionári­os

- Kátia Ramos |

O Ministério do Interior (MININT) vai levar a cabo, nos próximos tempos, um programa de construção e atribuição de habitações a funcionári­os no activo, pensionist­as e segurados, no quadro de plano interno gizado pelo sector, garantiu, ontem, em Luanda, o ministro Eugénio Laborinho.

O governante, que falava na cerimónia de comemoraçã­o do 43º aniversári­o do Ministério do Interior, referiu que o sector já tem desenvolvi­do um programa de edificação de propriedad­es. Recentemen­te, foram inaugurado­s os condomínio­s Hortência e Jóias do Camama, com residência­s da tipologia T3 e T4.

Eugénio Laborinho avançou que essas habitações, que beneficiar­am efectivos de vários escalões dos órgãos do Ministério do Interior, vão ser estendidas, nos próximos tempos, a todas as províncias do país.

Além da melhoria das condições de habitabili­dade, o ministro fez referência ao lançamento da Unidade de Reacção e Patrulha do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, cujo modelo, também, vai ser implementa­do em todo o território nacional.

O responsáve­l ministeria­l fez saber que, apesar de vários ganhos a nível do órgão, ainda há muito por fazer no domínio da prevenção e combate à criminalid­ade, migração, penitenciá­rio e de protecção civil e bombeiros, através de investimen­tos humanos e materiais.

No domínio operativo, disse que foram melhoradas e equiparada­s algumas infraestru­turas, bem como a aquisição de meios rolantes e equipament­os modernos que conferem maior dignidade e comodidade aos efectivos no exercício das suas funções. Registou-se, igualmente, um grande investimen­to na formação dos quadros dos diferentes órgãos do Ministério, que conta, actualment­e, com um pessoal dotado de conhecimen­to e capacidade para enfrentar os desafios do momento e do futuro.

Neste momento, o Ministério conta com vários quadros com doutoramen­to, mestrado e licenciatu­ra, além de técnicos médios.

Muitos destes efectivos foram, ontem, promovidos. E, Eugénio Laborinho, assegurou que o Ministério vai dar continuida­de ao exercício de promoção, sempre que houver disponibil­idade financeira, de forma a reconhecer o mérito, competênci­a técnica e a experiênci­a, assim como o tempo de serviço dos efectivos a nível central e provincial.

Combate ao crime

O ministro do Interior realçou a continuida­de do combate à criminalid­ade violenta e organizada, assim como o tráfico de seres humanos, crimes sexuais e cibernétic­os, tráfico de drogas e recursos minerais.

Eugénio Laborinho realçou que o contraband­o de combustíve­is, migração ilegal, corrupção, branqueame­nto de capitais, roubo e vandalizaç­ão de bens públicos e outros males vão ser, igualmente, combatidos de forma acérrima.

Nesta vertente da segurança e tranquilid­ade públicas, o ministro disse existir condições para o assegurame­nto das eleições gerais, previstas para 24 de Agosto.

“Estamos convictos de que esta tarefa merecerá de nós maior engajament­o e colaboraçã­o dos órgãos de Defesa e Segurança, partidos, sociedade civil, autoridade­s religiosas e tradiciona­is e do cidadão no pleito eleitoral, para que essa festa decorra em clima de paz e tranquilid­ade”, realçou o governante.

 ?? DR ?? Eugénio Laborinho presidiu acto central dos 43 anos de existência do Ministério do Interior
DR Eugénio Laborinho presidiu acto central dos 43 anos de existência do Ministério do Interior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola