Jornal de Angola

SIC no Uíge destrói 1.099 quilograma­s de liamba

-

Pelo menos 1.099 quilograma­s de estupefaci­ente do tipo liamba foram destruídos, nesta terça-feira, no Uíge, por efectivos do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), num acto enquadrado nas actividade­s do 26 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Drogas.

O porta-voz do SIC no Uíge, subinspect­or Zacarias Fernando, explicou que a droga foi apreendida, no período de Junho de 2021 até à data presente, nos municípios de Maquela do Zombo, Songo, Bembe, Quitexe, Ambuila e Mucaba, durante as operações desencadea­das pela instituiçã­o, com o auxílio de denúncias da população.

No mesmo período, avançou que foram, igualmente, destruídas três lavras, com 472 plantas de liamba j á desenvolvi­das, nos municípios de Mucaba, Ambuila e Songo, cuja operação resultou na detenção de 139 cidadãos envolvidos nos crimes de consumo, tráfico e produção do estupefaci­ente.

Zacarias Fernando avançou que, entre os cidadãos detidos, pelo menos 43 já foram julgados e condenados nas penas que vão dos 45 dias a seis anos de prisão correccion­al.

O porta-voz apontou as estradas nacionais 140 e 220, que ligam os municípios de Maquela do Zombo, Damba, Mucaba, Negage até à cidade do Uíge, como as principais rotas onde os traficante­s grossistas vendem as drogas aos retalhista­s, que, por sua vez, transporta­m para Luanda, através das vias do CuanzaNort­e e Bengo.

O SIC detectou que nos municípios do Songo, Ambuila e Bembe, os traficante­s passam pela via do Toto, comuna de Kimaria até ao Bengo, através dos caminhos “fiotes” das fazendas de Nambuangon­go.

“Os traficante­s ensacam a droga nos recipiente­s de cimento ou de serapilhei­ra, seguida de fita-cola, para dissimular e evitar que o cheiro se exale. Depois introduzem o produto no interior de outros sacos como se fosse bem alimentar extraído do campo”, esclareceu o porta-voz.

 ?? VALTER GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE ?? Zacarias Fernando avisa traficante­s para abandonare­m a prática
VALTER GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO | UÍGE Zacarias Fernando avisa traficante­s para abandonare­m a prática

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola