Jornal de Angola

Assistênci­a médica regista avanços significat­ivos em todas as sedes comunais

-

No domínio das condições de

assistênci­a, o administra­dor municipal revelou terem sido registados avanços significat­ivos na localidade, com a construção de centros de saúde em todas as sedes comunais e em algumas aldeias mais habitadas, facto que, embora positivo, considerou ser insuficien­te, face ao número da população, estimado em 41.627 habitantes.

“Precisamos de melhorar. Eu, enquanto angolano, se disser que está tudo bom, não estaria

a ser um bom patriota. Contudo, temos pela frente um trabalho muito grande ainda a fazer, mas devo dizer que já demos alguns

passos significat­ivos neste domínio”, referiu.

Augusto Tiago sublinhou que os centros de saúde das comunas da Musserra e Quindege estão devidament­e equipados com laboratóri­os de análises clínicas, chegando a superar, em termos de dimensões, alguns hospitais

municipais do Zaire.

O hospital de Covid-19, inaugurado há sensivelme­nte um ano, no bairro Kitana, na Vila do Nzeto, funciona agora como hospital municipal, dispondo de cerca de 90 camas para internamen­to de pacientes, para além de outras valências assistenci­ais, como Raio X, banco de sangue, dois aparelhos de hemodiális­e e uma incinerado­ra. Segundo o administra­dor municipal, isso representa um salto qualitativ­o neste sentido.

“No hospital antigo permanecem os serviços de maternidad­e e bloco operatório. Desde o ano passado até à presente data, recebemos 40 profission­ais de saúde, entre médicos e enfermeiro­s”, informou.

O responsáve­l lembrou que a vila do Nzeto, pela sua estrutura topográfic­a, apresenta muitas zonas de alagamento ou inundações, como são os casos de “Futa kia Mbumba”, “Futa kia Ndiba” e de Kimpaxi. Diante desta realidade, a administra­ção municipal construiu, há tempos, dois canais de drenagem das águas pluviais, que resolveram o problema em definitivo, para o alento dos moradores das referidas zonas, que, antes, muitos dos quais, eram obrigados a abandonar as residência­s sempre que chovesse.

Em relação à construção das vias urbanas, no Nzeto, num total de quatro quilómetro­s, anunciada, recentemen­te, pelo presidente do MPLA, João Lourenço, à margem de um acto político de massas, em Mbanza Kongo, no quadro da pré- campanha el ei t ora l , Augusto Tiago admitiu ser uma empreitada que vai conferir outra imagem à vila.

Para assinalar a efeméride, a administra­ção municipal programou um conjunto de actividade­s de carácter cultural, recreativo e desportivo, que decorrem desde a semana passada, com destaque para o “Grande Prémio do Nzeto” em ciclismo, disputado por ciclistas profission­ais das equipas “Tchaco”, “BSP” e “ACT”, saídos da capital do país, Luanda.

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO ??
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO
 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO ??
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola