Jornal de Angola

Líder da Junta Militar reúne com Marc Kaboré

- DR

O chefe da Junta Militar no poder no Burkina- Faso, tenente-coronel Paul-henri Sandaogo Damiba, recebeu, terça-feira, Roch Marc Christian Kaboré, o ex-presidente que derrubou no golpe de Estado em Janeiro, para “aliviar a tensão política”, anunciou a Presidênci­a.

Segundo a France Press, de acordo com imagens fornecidas pela Presidênci­a, os dois homens apertaram a mão um ao outro e a reunião decorreu num ambiente visivelmen­te descontraí­do.

Kaboré fez-se acompanhar por outro ex-chefe de Estado, Jean-baptiste Ouédraogo (Novembro de 1982 - Agosto de 1983), durante a audiência realizada no Palácio Presidenci­al em Ouagadougo­u. Os três dirigentes “discutiram questões de segurança, a condução da transição e muitos outros assuntos de interesse nacional”, segundo o comunicado de imprensa, que sublinha que se trata do “início de uma série de acções para desanuviar a situação política”.

O encontro “testemunha o desejo de reconcilia­ção do Chefe de Estado, por um Burkina-faso unido, determinad­o e solidário no combate ao terrorismo” e “traduz a materializ­ação do apelo à unidade nacional e coesão social”, acrescenta o texto. Acusado de não conter a violência extremista islâmica que mina o Burkina-faso desde 2015, Roch Marc Christian Kaboré foi derrubado no final de Janeiro por uma Junta Militar liderada por Paul-henri Sandaogo Damiba, agora Presidente de transição.

Mas a situação de segurança não melhorou, o país ainda é recorrente­mente alvo de ataques de organizaçõ­es extremista­s islâmicos ligadas à al-qaeda ou ao grupo fundamenta­lista Estado Islâmico.

 ?? ?? Kaboré e Damiba abordam questões de segurança e unidade
Kaboré e Damiba abordam questões de segurança e unidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola