Jornal de Angola

Peça recria situação social dos seguranças privados

-

O projecto de teatro “Invasão Cénica” apresenta na quintafeir­a, às 19h00, no Elinga Teatro, na Baixa de Luanda, o espectácul­o dramático “Cuidado com o Cão”. No sábado, a peça é exibida no mesmo horário, no Cine Sporting, na província do Bié.

“Cuidado com o Cão” é um monólogo, do género comédia, interpreta­do pelo actor Horácio Bapolo, escrito e encenado pelo dramaturgo Tony Frampênio.

De forma satírica o personagem conta a história de Felizardo Faztudo, um segurança excêntrico que nunca termina um ano no mesmo posto de trabalho pelo sim

ples facto de nunca conseguir saciar o seu desejo de comer picanha.

Segundo o enredo da peça, o segurança procura a todo preço pela melhoria das condições sociais e financeira­s. “Ele é um personagem inconforma­do com o estilo de vida, cuja valorizaçã­o e promoção da carreira nunca mais acontece o que o deixa bastante desesperad­o e procura formas ortodoxas de melhorar a sua condição de vida”, disse Horácio Bapolo.

A peça de teatro, disse, faz um retrato sobre a vida social dos antigos combatente­s e nacionalis­tas, que participar­am na luta do 4 de Fevereiro de 1961, bem com daqueles que estiveram envolvidos no Processo dos 50.

O espectácul­o dramático é, ainda, uma homenagem a todos aqueles que sacrificar­am as vidas em combate na luta contra o colonialis­mo para a conquista da Independên­cia Nacional. “Procuro dar vida a todas as figuras que muito fizeram para o alcance da paz no país e hoje lhes são negados alguns direitos. Muitos destes nacionalis­tas ganham a vida actualment­e fazendo trabalho de segurança, em empresas privadas e muitas vezes sem qualquer dignidade”, lamentou o encenador.

Com a peça, destacou, pretende-se alertar para a importânci­a de se melhorar as condições de vida dos seguranças por tudo que já fizeram em prol da nação.

 ?? ?? Actor Horácio Bapolo interpreta o monólogo que retrata a condição social dos seguranças privados
Actor Horácio Bapolo interpreta o monólogo que retrata a condição social dos seguranças privados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola