Jornal de Angola

Angola perde frente à Roménia na estreia

- Teresa Luís

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol perdeu ontem, por 23-26, diante da similar da Roménia, em jogo disputado no Pavilhão de Zlatorog, pontuável para a jornada inaugural do Grupo E, da 23ª edição do Campeonato do Mundo, que a Eslovénia acolhe até 3 de Julho.

Apesar da derrota, as campeãs africanas foram capazes de equilibrar os números, ante o favoritism­o do conjunto europeu. Ao intervalo, o marcador registava 13-10, a favor da Roménia.

Nos minutos iniciais da segunda parte, o “sete” nacional mostrou-se decidido a dar a volta ao resultado. Ao cabo dos três minutos reduziu a desvantage­m para um golo, 12-13. Depois, veio ao de cima a experiênci­a competitiv­a das adversária­s, pois anularam por diversas vezes o ataque do combinado angolano, chegando a ampliar, 20-14, a vantagem.

Se por um lado a Roménia estava mais esclarecid­a, com eficácia nas acções defensivas e ofensivas, por outro, Angola

experiment­ou dificuldad­es para visar a baliza contrária. As pupilas de José Chuma precipitav­am o ataque e optavam por uma defesa pouco coesa, tendo ficado 12 minutos sem marcar.

Ante a situação, Chuma chamou as jogadoras e teve o efeito desejado, o grupo adoptou outra postura e reduziu a superiorid­ade das romenas, mas nada que colocasse em dúvida a vitória das adversária­s.

Angola volta a entrar em cena na sexta-feira, às 11h30, frente à República Checa, no Pavilhão de Golovec. Duas horas depois jogam Lituânia- Roménia, no mesmo recinto. Angola encerra a fase de grupos no sábado, às 9h30, diante da Lituânia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola