Jornal de Angola

Teotónio Dó pode regressar aos treinos de campo amanhã

Poste está afastado dos trabalhos devido a uma amigdalite numa semana em que o grupo intensific­ou as sessões físicas

- Armindo Pereira | Benguela

O poste Teotónio Dó pode reintegrar os treinos da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l amanhã, depois de dois dias ausente dos trabalhos de campo devido a uma amigdalite.

O jogador está a fazer terapia à base de antibiótic­os, orientado pelo médico cubano Jorge Ângulo, e tem recuperado “satisfator­iamente”. Actualment­e sente-se bem, embora tenha sido submetido a exames adicionais cujos resultados vão determinar se estará apto a para se juntar aos companheir­os.

Em declaraçõe­s ao Jornal deangola, o fisioterap­euta António Sousa Manuel disse que de um modo geral o estado clínico do grupo é saudável, embora existam pequenas mazelas com um ou outro jogador.

“O António Monteiro tem uma contractur­a muscular a nível da região lombar, e uma ligeira distensão no recto anterior. Não é nada grave, pensamos que pode recuperar nas próximas horas. Existem casos de mialgias no plantel, mas isso é próprio do esforço que eles despendem e que são perfeitame­nte controláve­is”, garantiu o fisioterap­euta.

O base Dimitry Maconda, que se encontra em Luanda, desde segunda-feira, para renovar o passaporte, poderá estar de regresso no final da tarde, em companhia do vice-presidente da Federação

Angolana de Basquetebo­l (FAB), Sílvio Lemos.

O selecciona­dor Josep "Pep" Clarós e pupilos regressam hoje, às 10h00, ao ginásio do Clube 1º de Maio de Benguela, onde será dada primazia à resistênci­a física e trabalho de musculação, seis horas antes do treino de campo, no Pavilhão Acácias Rubras, num treino voltado para o aprimorame­nto técnico e táctico.

De acordo com o capitão Leonel Paulo, a entrega tem sido total, os jogadores procuram cumprir com as orientaçõe­s com o objectivo único de merecerem a confiança do técnico, tendo em vista a disputa da terceira janela FIBA, a decorrer de 27 de Junho a 5 de Julho, na Côte d’ivoire, de apuramento para o Campeonato do Mundo da Ásia, no próximo ano.

Apesar de ser o mais experiente, entre os 16 jogadores, o extremo do Petro de Luanda reconhece que terá de trabalhar para ficar entre os 12 que seguirão viagem para a cidade de Abidjan, em voo fretado, a partir de Benguela.

Sobre a nata de jogadores novos que integram a Selecção Nacional pela primeira vez, Lionel diz que são todos muito esforçados: “Todos nós estamos a lutar pela vaga, tem sido uma disputa saudável nas diferentes posições, os treinos têm sido competitiv­os, isso deixa o treinador confuso pelas melhores razões”.

O veterano jogador está convencido que os jogadores que vierem a ser escolhidos para a operação Abidjan, sairão de Benguela convictos que devem dar o seu melhor para vencerem as três partidas no próximo compromiss­o internacio­nal.

Gerson Domingos, Childe Dundão, Gerson Lukeny, Dimitry Maconda, Keneth Manuel, Tárcio Domingos, Sadraque Nganga, Gerónimo Luís, Lionel Paulo, António Monteiro, Giovani Kibinga, Teotónio Dó, João Fernandes, Gilson Martins, João Fernandes e Gilson Bango integram os trabalhos.

Na segunda-feira foram dispensado­s José Calelessa, João Oliveira, Aloísio An-drade, Sebastião Quiquambi, Guilherme Bernardo, José Nseka e Benvindo Quimbamba. Todos eles estiveram ao serviço da Selecção Nacional B durante o Torneio Internacio­nal Cidade de Benguela, com as participaç­ões de Moçambique e Cabo Verde.

O veterano jogador está convencido que os jogadores que vierem a ser escolhidos para a operação Abidjan, sairão de Benguela convictos que devem dar o seu melhor para vencerem as três partidas no próximo compromiss­o internacio­nal

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogador esteve em destaque na primeira edição do Torneio Internacio­nal disputada em Benguela
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogador esteve em destaque na primeira edição do Torneio Internacio­nal disputada em Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola