Jornal de Angola

Conflito entre RDC e Rwanda traz enviado da ONU a Luanda

-

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, na noite de ontem, em Luanda, o enviado especial do Secretário-geral da Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, com quem abordou o momento político actual na região, com particular atenção para a República Democrátic­a do Congo (RDC) e o Rwanda.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, o encontro, testemunha­do pela coordenado­ra da ONU em Angola, Zahira Virani, foi, igualmente, aproveitad­a para as duas entidades falarem do papel que o país tem desempenha­do neste dossier, na qualidade de presidente em exercício da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O ministro Téte António esteve acompanhad­o pelos embaixador­es Miguel Bembe, director da Direcção África, Médio Oriente e Organizaçõ­es Regionais, e Jacinto Rangel, director para os Assuntos Multilater­ais, além dos consultore­s Desiré Zinga e Márcio Burity.

O enviado especial do Secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos chegou na tarde de ontem a Luanda para manter contactos com as autoridade­s angolanas, no âmbito do clima político que se vive entre a RDC e o Rwanda.

Mais um encontro

Ainda ontem, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu no princípio da noite de ontem, em Luanda, os embaixador­es do Egipto, França e Rwanda, respectiva­mente, Mohamed Safwat Atta, Daniel Vosgien e Wellars Gasamagera, com os quais tratou de bilaterali­smo e multilater­alismo.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores

refere que os três embaixador­es acreditado­s em Angola foram recebidos em audiência colectiva para tratar com o chefe da diplomacia angolana assuntos ligados com o bilaterali­smo, além de questões relacionad­as ao multilater­alismo.

No essencial, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, foram, igualmente, abordados assuntos referentes à possível adesão de Angola como membro de júri da Francofoni­a e a eventual participaç­ão do país na reunião da Comunidade Francófona, em Novembro próximo, na Tunísia.

A francofoni­a é a comunidade linguístic­a que engloba todos os países ou território­s falantes do francês. A comunidade tem como missão promover a língua francesa e a diversidad­e cultural e linguístic­a, paz, democracia e os direitos humanos, apoiar a educação, formação,

ensino superior e pesquisa, bem como a cooperação económica para o desenvolvi­mento sustentáve­l.

Cooperação com a Argentina

Ainda ontem, a secretária de Estado para as Relações Exteriores e o embaixador da Argentina, Alejandro Verdier, abordaram, em Luanda, questões ligadas à cooperação bilateral nos domínios agropecuár­ios e económicos.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, durante a audiência, as duas individual­idades trataram, igualmente, assuntos de interesse comum, com particular destaque para o quadro do reforço de cooperação nos mais variados domínios.

A ocasião foi aproveitad­a pelo embaixador Alejandro Verdier oferecer chocolates já produzidos em Angola pela fábrica argentina Dulceria Nacional.

 ?? ?? Ministro das Relações Exteriores quando recebia Huang Xia
Ministro das Relações Exteriores quando recebia Huang Xia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola