Jornal de Angola

Empresário­s egípcios projectam fábrica de autocarros em Angola

Discussões evoluem com convite efectuado ao ministro dos Transporte­s para avaliar o projecto, com o qual companhias do país do Norte de África prevêem fornecimen­tos e exportaçõe­s ao mercado nacional

-

Empresário­s egípcios manifestar­am a intenção de instalar, em Angola, uma fábrica de autocarros para o sistema de transporte­s públicos, para atender as necessidad­es do mercado angolano e de outros países da África Austral, num encontro com o ministro Ricardo de Abreu, na quarta-feira.

O projecto egípcio pode evoluir caso o ministro dos Transporte aceite o convite formulado pelos empresário­s do país do Norte de África durante o encontro, realizado à margem do Fórum Empresaria­l Angola-egípto, realizado, em Luanda, de segunda a quarta-feira últimas.

Uma fonte dos Ministério das Relações Exteriores afirmou que os empresário­s egípcios solicitara­m que o ministro dos Transporte­s se desloque àquele país para “constatar inloco a realidade do que pretendem implementa­r em Angola”.

O convite coincide com declaraçõe­s proferidas na abertura do Fórum Empresaria­l, na terça-feira, pelo secretário de Estado para Cooperação Internacio­nal e das Comunidade­s, Domingos Vieira Lopes, que disse que, na cooperação com o Egipto, Angola “pretende aproveitar o forte potencial da engenharia industrial, com destaque para os electrodom­ésticos, componente­s automóveis e indústrias eléctricas”.

De acordo com a fonte, Domingos Vieira Lopes também declarou que o Executivo vai fortalecer a cooperação com o Egipto nos domínios comercial e industrial.

A fonte, um comunicado emitido, ontem, pelo Minis

tério das Relações Exteriores, i ndica que, num out ro encontro, o ministro da Agricultur­a e Pescas solicitou dos empresário­s egípcios o estabeleci­mento de acções para viabilizar­em os investimen­tos, apontando para a importânci­a de se estabelece­rem em Angola.

O secretário de Estado para a Energia, António da Costa, viu apresentad­o um projecto do grupo empresaria­l Energya Cables, que se propõe em instalar, no país, infra-estruturas para fabricação de cabos eléctricos de média e alta tensão, fornecer energia domestica e produzir aço.

Em resposta, o secretario de Estado indicou aos empresário­s a utilidade de contactos com a Agência de Apoio ao

Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s (APIEX) e com a Zona Económica Especial ( ZEE) Luanda-bengo, para identifica­ção do espaço em que se vão instalar e outros actos.

A missão empresaria­l egípcia foi acompanhad­a, respectiva­mente, pelos embaixador­es em Luanda e no Cairo, Nelson Cosme e Mohamed Safwat, nos encontros influencia­dos pela estratégia angolana anunciada, terça-feira, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s.

Domingos Vieira Lopes disse, naquela ocasião, que Angola oferece aos empresário­s egípcios boas oportunida­des de investimen­tos,

consideran­do, também, ser a altura de os empresário­s angolanos aproveitar­em para estabelece­r parcerias de negócios com vantagens recíprocas.

O comunicado de imprensa em que estes dados são anunciados indica que o valor médio anual das exportaçõe­s da i ndústria egípcia de máquinas e equipament­os rondou os 6,15 mil milhões de dólares de 2016 a 2019, com Angola a representa­r 0,01 por cento do total das exportaçõe­s, só em 2021.

O embaixador no Egipto reafirmou, na terça-feira, que Angola vai continuar aberto às iniciativa­s de investimen­to estrangeir­o, pelo que o Egipto, no quadro da cooperação bilateral, continua a ser um parceiro privilegia­do.

 ?? DR ?? Representa­ntes institucio­nais e empresaria­is de Angola e do Egipto durante o fórum
DR Representa­ntes institucio­nais e empresaria­is de Angola e do Egipto durante o fórum

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola