Jornal de Angola

Partidos pedem voto de confiança do Governo

-

Os partidos franceses com representa­ção parlamenta­r passaram nos últimos dias no Palácio do Eliseu, tendo rejeitado uma coligação alargada para governar o país nos próximos dias e pedido que o Governo apresente um voto de confiança na Assembleia Nacional.

“Nada deve impedir que se passe perante o crivo democrátic­o. A PrimeiraMi­nistra deve solicitar um vo t o d e c o n f i a n ç a n a Assembleia, se ela não a tiver, deve demitir- se”, disse, quarta-feira, JeanLuc Mélenchon, depois de o Presidente ter pedido para os partidos franceses clarificar­em as suas posições para o futuro da França.

Emmanuel Macron deu um prazo de dois dias para os partidos políticos franceses clarificar­em as suas posições de forma a evitar um imobilismo no país, já que não havendo maioria na Assembleia, não haverá produção l e g i s l a t i va n o p a í s . À esquerda, a França Insubmissa foi clara sobre a recusa de uma coligação, pedindo que a Primeira-ministra, Elisabeth Borne, teste a solidez do seu Governo no início de Julho, na Assembleia Nacional, através de um voto de confiança. Nessa altura, Elisabeth Borne vai apresentar perante os 577 deputados do Parlamento francês as prioridade­s do seu Governo.

O Partido Socialista também recusou entendimen­tos e disse que não assina cheques em branco.

“Esta noite o Presidente não disse nada de fundo e manda-nos assinar um cheque em branco numa coligação para um projecto claro que ele não divulgou nem nas eleições presidenci­ais, nem nas eleições legislativ­as”, sublinhou, também na quarta-feira à noite, Olivier Faure, líder do Partido Socialista.

Caso o discurso de Borne não esteja à altura das expectativ­as, os comunistas não excluem juntar-se a uma moção de censura contra o

Governo.

 ?? ?? Macron diz que partidos devem “clarificar as suas posições”
Macron diz que partidos devem “clarificar as suas posições”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola