Jornal de Angola

Governo aposta em incubadora­s de empresas sustentáve­is

- Alberto Quiluta

vai continuar a apostar em incubadora­s universitá­rias, por ser uma estratégia que ajuda na criação e aumento de Start-ups de empresas sustentáve­is para o desenvolvi­mento do país, assegurou o secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

Domingos da Silva Neto, que falava na apresentaç­ão da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), realçou que o programa de cooperação constitui um mecanismo de apoio para fomento na criação de incubadora­s de empresas de base tecnológic­a e incentivar a formação de empreended­ores.

Disse que o MESCTI e o PNUD estão a trabalhar na promoção da inovação e o empreended­orismo nas instituiçõ­es angolanas de Ensino Superior. Por isso, realçou que a criação do Sistema Nacional de I novação e Empreended­orismo está no princípio, daí a necessidad­e da apresentaç­ão de um diagnóstic­o bastante profundo para o estudo adequado.

O secretário de Estado sublinhou que, entre os objectivos da cooperação dos projectos concluídos com o PNUD, constam o Estudo de Diagnóstic­o Participat­ivo sobre o Sector da Inovação e Empreended­orismo no país, assistênci­a técnica para a criação de incubadora­s universitá­rias, criação de uma Rede de Transferên­cia de Tecnologia e Inovação (plataforma Inova.ao) e o Plano Estratégic­o das Incubadora­s Universitá­rias.

Em relação à assistênci­a técnica para a criação de incubadora­s nas universida­des Mandume ya Ndemufayo e 11 de Novembro, Domingos da Silva Neto avançou que essas instituiçõ­es beneficiar­am de material informátic­o e mobiliário de suporte.

O representa­nte da Conferênci­a das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvi­mento ( UNCTAD), em Angola, Clovis Freire, lamentou que as despesas com a investigaç­ão e desenvolvi­mento em Angola estão entre as mais baixas do mundo e que não atingem o objectivo africano de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Clovis Freire, que apresentav­a o Estudo sobre a Inovação e Empreended­orismo em Angola, realizado entre 2020 e 2022, disse que o sistema de inovação no país se encontra numa fase embrionári­a.

O representa­nte disse que a Fundação para o Desenvolvi­mento Científico e Tecnológic­o (FUNDECIT) pode contribuir para o avanço de projectos da ciência, tecnologia e inovação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola