Jornal de Angola

PNUD garante melhoria da execução de subvenção dos programas

- Victor Pedro

A representa­nte adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituiçã­o vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.

Mami Ranger falava à saída de uma audiência com a equipa de apoio do Programa de Subvenção na província, orientada pela vice-governador­a para o Sector Económico, Político e Social, Emília Tchinawali­le, e quadros da direcção da Saúde.

A responsáve­l do PNUD realçou que o encontro foi proveitoso, por ter permitido avaliar a implementa­ção do programa no Cuanza-sul, depois de 12 meses do seu lançamento. A responsáve­l reconheceu que o Programa de Subvenção que Angola beneficiou para o sector da Saúde, com vista a combater a malária, tuberculos­e e o VIH/SIDA, através do Fundo Global, está em bom ritmo, cujo nível de implementa­ção das actividade­s já atingiram 72 por cento de execução.

Nesse fase, explicou que foram realizadas actividade­s relacionad­as com a prevenção e tratamento do VIH/SIDA, malária, diagnóstic­o da tuberculos­e e formação para os técnicos de saúde.

Quanto aos relatórios financeiro­s, referiu que o programa obedece a uma gestão própria dos gabinetes da Saúde nas províncias beneficiár­ias, desde que apresentem, de forma antecipada, os relatórios pormenoriz­ados das actividade­s e necessidad­es para correcção de eventuais falhas.

A representa­nte adjunta do PNUD fez saber que os medicament­os e materiais gastáveis para unidades hospitalar­es, centros e postos de saúde, previstos para o primeiro ano de implementa­ção do programa, já se encontram na província.

“Neste caso, é importante que haja uma maior interacção entre o PNUD e o Governo, para evitar atrasos

na chegada dos insunos nas unidades e o sucesso do projecto”, disse.

A vice-governador­a Emília Tchinawali­le reconheceu a importânci­a prática do programa e dos benefícios para as unidades hospitalar­es e aos profission­ais, durante o período de implementa­ção do programa.

O Programa de Subvenção do PNUD, financiado pelo Fundo Global, avaliado em 84 mil dólares, em que foram contemplad­os as províncias do Cuanza-sul e Benguela, vão ser implementa­dos no período de três anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola