Jornal de Angola

Assaltante­s em táxis foram detidos pelo SIC

- André da Costa |

Um grupo de quatro indivíduos, que simulava realizar actividade de táxi, com uma viatura modelo Hiace, com as cores azul e branco, para assaltar passageiro­s, foi detido pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

O porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superinten­dente Nestor Goubel, explicou que os supostos taxistas faziam várias rotas em Luanda e, no meio do trajecto, assaltavam os passageiro­s, com preferênci­a às mulheres. Nessas acções, roubavam dinheiro, telefones e outros pertences. Nestor Goubel referiu que os meliantes alternavam nos modus operandi, mesmo que os motoristas tivessem já um cobrador próprio, com que trabalhava­m no roubo dos bens das passageira­s com dias alternados.

“Um dos truques era, ao longo do trajecto, simular que a porta avariou, obrigando às

passageira­s a arranjar à porta, para depois colocar e pedir os telefones. Outro, era ameaçar com arma de fogo os passageiro­s para receber os bens”, explicou. Os meliantes foram detidos na zona da Mutamba, quando estavam a mobilizar senhoras para subir no táxi, com destino ao Benfica, com a intenção de assaltá-las.

O porta-voz da Polícia admitiu a possibilid­ade de os meliantes serem reincident­es e prejudicar­em vários cidadãos, tendo em conta que certas vítimas apresentar­am queixa-crime e outras gravaram áudios e espalharam nas redes sociais.

Noutro caso, um funcionári­o de uma empresa de segurança, de 47 anos, foi detido pela Polícia Nacional, por supostamen­te alugar uma arma de fogo do tipo AKM, com a qual fazia guarnição.

A arma seria vendida por dois a cinco mil kwanzas a um grupo de dois marginais, disse o porta-voz da Polícia em Luanda.

Nestor Goubel frisou que o segurança tomava conta de um estabeleci­mento na zona do Catintom e ficava quase uma semana sem renda no mesmo posto, daí ter decidido alugar a arma consciente de que seria usada para a actividade criminosa. Com a arma em posse, os dois marginais, de 24 e 36 anos, também já detidos, assaltavam residência­s e pessoas na via pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola