Jornal de Angola

Sonangol garante fornecimen­to de gás

-

O presidente do Conselho de Administra­ção da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, afirmou que, na associação ao Grupo Opaia para a construção do Complexo Industrail de Fertilizan­tes do Soyo, a companhia foi influencia­da pela ligação do projecto ao plano estratégic­o de monetizaçã­o do gás natural.

Nessa perspectiv­a, anunciou Sebastião Gaspar Martins, a Sonangol vai garantir, com base num contrato assinado com o Grupo Opaia, o fornecimen­to de 76 milhões de pés cúbicos de gás por dia ao futuro complexo industrial de fertilizan­tes do Soyo, para o que conta com a conclusão da segunda fase do projecto “Falcão”, em construção no Soyo, “No âmbito da estratégia de monetizaçã­o do gás natural, a Sonangol celebrou em 2019, um contrato com a Opaia para fornecer à futura fábrica de fertilizan­tes, cerca de 76 milhões

de pés cúbicos de gás por dia, que resultará numa produção de 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano”, indicou o responsáve­l. O presidente do Conselho de Administra­ção do Grupo Opaia, Agostinho Kapaia, realçou a importânci­a do investimen­to por a evolução geopolític­a recente estar a demonstrar que, aos países, não basta ser auto-suficiente­s na produção de alimentos, devendo sê-lo, também, na independên­cia em meios de produção. “Angola é um dos países com maior cresciment­o populacion­al do mundo, onde se coloca a necessidad­e de suprimento­s alimentare­s. A instabilid­ade no Leste da Europa, veio demonstrar que não basta ser-se auto-suficiente na produção alimentar, mas, também, é preciso ser independen­te no que se refere aos meios de produção”, frisou. Agostinho Kapaia também destacou a oportunida­de do negócio em curso, tanto pelos benefícios esperados pelos investidor­es, quanto para a comunidade local, pelo facto de a iniciativa gerar 4.700 empregos, sendo 3.500 na fase de construção e 1.500 na fase de operação. A agricultur­a, apontou, vai ser o principal sector a beneficiar de fertilizan­tes a serem produzidos no Soyo, na medida em que, a fábrica vai fornecer com regularida­de, 500 mil toneladas de ureia granulada para o mercado nacional.

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO ?? Líder da Sonangol (à esquerda) e do Grupo Opaia
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO Líder da Sonangol (à esquerda) e do Grupo Opaia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola