Jornal de Angola

Ruto promete deportar expatriado­s se for eleito

- DR

O Vice-presidente e candidato presidenci­al do Quénia, William Ruto, afirmou, terçafeira, que se for eleito à Chefia do Estado vai deportar cidadãos chineses que se ocupam de trabalhos que poderiam ser feitos por quenianos.

As eleições presidenci­ais, parlamenta­res e locais de 9 de Agosto ocorrem quando a maior economia da África Oriental enfrenta dificuldad­es causadas pela pandemia da Covid-19 e pelo conflito na Ucrânia.

“Deixe os chineses assarem milho e venderem celulares. Vamos deportá-los todos”, disse William Ruto citado pela Efe num fórum económico realizado em Nairobi, sublinhand­o que “essas actividade­s são para quenianos”. Ruto, 55 anos, candidata-se para suceder ao Presidente Uhuru Kenyatta, que está inelegível para concorrer a um terceiro mandato. Perante os eleitores, apresenta-se como um defensor das pessoas comuns e “contra as dinastias” que governam o país.

Ruto tem criticado as políticas económicas do Presidente Kenyatta, prometendo cancelar a dívida externa estimada em 70 mil milhões de dólares. A China é o segundo maior credor do Quénia, depois do Banco Mundial e financiou projectos de infraestru­tura, que têm sido acompanhad­os por um fluxo de trabalhado­res chineses.

Jovens eleitores

O número de jovens registados para votar nas eleições de Agosto, no Quénia, caiu desde a última votação de há cinco anos, anunciou a Comissão Eleitoral apontando para a apatia resultante das “dificuldad­es económicas” e da “corrupção generaliza­da” que se faz sentir no país, isto, apesar do número total de pessoas que se inscrevera­m para votar ter aumentado em mais de 12 por cento, disse a Comissão Independen­te Eleitoral e de Limites (IEBC), após uma auditoria aos cadernos eleitorais, segundo a Reuters. “O número de jovens inscritos para votar em 2022 é de 39,84 por cento, o que representa um declínio de 5,27 por cento em relação a 2017”, disse wafula Chebukati, presidente da IEBC.

Os menores de 35 anos representa­m três quartos da população do Quénia de cerca de 50 milhões de pessoas, de acordo com dados do Governo.

As mulheres representa­m 49 por cento do total de eleitores registados, disse Chebukati. Durante a auditoria, mais de 246 mil eleitores falecidos foram removidos dos cadernos, informou a IEBC. O Quénia realiza eleições presidenci­ais e parlamenta­res em 9 de Agosto. A disputa presidenci­al está focada entre o Vice-presidente, William Ruto, 55 anos, e Raila Odinga, 77 anos, um político veterano e ex-primeiro-ministro.

 ?? ?? William Ruto faz críticas às políticas de Uhuro Kenyatta
William Ruto faz críticas às políticas de Uhuro Kenyatta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola