Jornal de Angola

Provedoria de Justiça recebeu 517 solicitaçõ­es no primeiro semestre

- André Sibi

A Provedoria de Justiça tornou público, ontem, em Luanda, que recebeu 517 solicitaçõ­es para intervir junto das instâncias judiciais em processos relacionad­os a conflitos de terra, laborais, reclamaçõe­s sobre realização de concursos públicos, entre outros.

A provedora confirmou que as solicitaçõ­es foram dirigidas à instituiçã­o durante o primeiro semestre de 2022. Florbela Araújo avançou os dados quando pontualiza­va os deputados da 10ª Comissão da Assembleia Nacional sobre o desempenho técnico da Provedoria, no âmbito da visita que efectuaram à instituiçã­o.

O volume de solicitaçõ­es, num total de 517, que está abaixo das 800 registadas no ano passado. No caso das questões que não estão directamen­te relacionad­as à Provedoria de Justiça, Florbela Araújo referiu que, antes de serem arquivadas, se procede a esclarecim­entos técnicos, por forma a manter os cidadãos informados e orientálos no sentido de continuare­m a defender os seus direitos.

A deputada Arlete Chimbinda, presidente da 10 ª Comissão da Assembleia Nacional, que vela pelos Direitos Humanos, Petições, Reclamaçõe­s e Sugestões dos

Cidadãos, disse que a visita permitiu conhecer o funcioname­nto da Provedoria de Justiça, percebendo as preocupaçõ­es na realização das suas actividade­s, bem como aprofundar os laços de cooperação entre o Parlamento e a Provedoria.

Apesar de a Assembleia Nacional não resolver directamen­te as preocupaçõ­es colocadas pelos cidadãos, em respeito à separação de poderes, vai encaminhar às autoridade­s competente­s as preocupaçõ­es registadas, nomeadamen­te insuficiên­cia de meios, falta de infra-estruturas adequadas, transporte e fuga de quadros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola