Jornal de Angola

Lançada plataforma para facilitar adopção

- Alberto Quiluta |

O Instituton­acional da Criança (INAC) procedeu, ontem, em Luanda, ao lançamento do “Portal da Criança”, uma plataforma digital para a assegurar uma maior democratiz­ação dos procedimen­tos sobre a adopção de menores.

O referido site:www.portalcria­nça.gov.ao vai, ainda, permitir uma localizaçã­o, em menos tempo e mais facilitada, dos centros de acolhiment­o de crianças e a reunificaç­ão familiar, como esclareceu o secretário de Estado para o Ensino PréEscolar e Primário.

Pacheco Francisco explicou que a plataforma digital vai dispor de uma lista de serviços existentes em prol da criança e da municipali­zação das acções de prot e c ç ã o a o menor, c om destaque para o registo de nascimento, fluxos de atendiment­o à criança e estatístic­as sobre menores vítimas de violência, entre outros.

No acto, que marcou o encerramen­to das Jornadas da Criança, sob o lema “Todos Unidos pela Protecção e Desenvolvi­mento Integral da Criança, Faça do Seu Município um Exemplo”, referiu que, durante o primeiro semestre deste ano, foram registados 522 casos de violência contra a criança, representa­ndo uma redução consideráv­el de notificaçõ­es.

O director-geral do INAC, Paulo Kalesi, esclareceu que “Portal Criança” não vai trazer qualquer interferên­cia ao projecto “SOS 15015”, lançado, há dois anos, uma vez que ambos são ferramenta­s com diferentes funções.

O representa­nte do Fundo das Nações Unidas para a Infância ( UNICEF), Ivan Yerovi, pediu ao Executivo para ser mais prático no compromiss­o do combate à violência contra a criança.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola