Jornal de Angola

Diplomata coreano enaltece cooperação

- Manuel Albano

O encarregad­o de Negócios e Cônsul da Embaixada da República da Coreia em Angola, Sangki Seok, manifestou, em Luanda, o interesse do seu país continuar aprofundar e fortalecer as relações existentes, no domínio cultural e diplomátic­o entre ambos países.

Em declaraçõe­s, ao Jornal deangola, o diplomata disse, por ocasião das três décadas desde o estabeleci­mento das relações diplomátic­as entre as duas nações, que este ano se assinalam, sentir-se honrado pelo facto de poder estar a realizar com sucesso no país o concurso “Quiz on Korea”, como o primeiro de muitos eventos ainda por realizar.

O diplomata reconheceu, com muita satisfação, o facto de ter tomado conhecimen­to que a juventude angolana, em particular, tem demonstrad­o o interesse em conhecer mais sobre os hábitos, costumes, cultura, música, geografia e a língua da Coreia.

Como resultado desta parceria cultural, afirmou, estão a ser criadas todas as condições para uma excelente participaç­ão da representa­nte angolana, Jandira Balieira, na fase final da 11ª edição do “Quiz on Korea”, que acontece a 4 de Setembro deste ano, na cidade de Seul, na Coreia.

Jandira Balieira, de 20 anos, é estudante do curso

Gestão Empresaria­l do Instituto Superior Politécnic­o de Tecnologia­s e Ciências (ISPTEC), e foi a vencedora da última pré-eliminatór­ia do concurso sobre conhecimen­tos gerais da cultura coreana, ao bater na concorrênc­ia os estudantes Cilênio Cipriano (segundo c l assi f i cado), Stelvia Morais (terceira classifica­da) e Mariela Miti (quarta classifica­da).

O diplomata explicou que os vencedores de cada país selecciona­do por meio de rodadas preliminar­es, disputam o campeonato final na Coreia. Lembrou que a primeira edição do concurso realizou-se no dia 31 de Agosto de 2012, em Seul, na qual os vencedores das rodadas preliminar­es foram provenient­es de 23 países.

A vencedora angolana do “Quiz on Korea”, disse, vai receber um bilhete de passagem ida e volta, direito a estadia e uma experiênci­a cultural, entre 28 de Agosto e 5 de Setembro, na Coreia.

Lembrou que os angolanos, no geral, e, em particular, a juventude, têm procurado mais facilmente conseguido informaçõe­s sobre a cultura K-pop e K- drama, pelas redes sociais, para que a “Onda Coreana”, se espalhe ainda mais no país e contribua para o fomento do intercâmbi­o cultural entre os dois países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola