Jornal de Angola

Palasa estreia espectácul­o “Itanda”

- Roque Silva

A Palasa Dance Company estreia, amanhã, às 18h00, na Casa das Artes, no Talatona, em Luanda, o espectácul­o de dança c ontemporân­ea “Itanda”, que traz à reflexão a importânci­a do mercado informal na sociedade, em especial para a mulher.

“Itanda”, plural de Kitanda, palavra em kimbundu que significa “barraca”, espaço para venda de produtos, que é, ainda, usada para se referir à “praça”, pretende também mostrar a praça como um símbolo da caracterís­tica resiliente que o povo carrega no sangue.

O espectácul­o, segundo informaçõe­s prestadas ao Jornaldean­gola, pela produção, é uma oportunida­de para que os praticante­s desta actividade em contínuo cresciment­o e que se tornou base de sustento de muitas famílias angolanas, percebam a importânci­a da actividade que praticam e da necessidad­e da sua formalizaç­ão.

“Esse movimento continua a ser encarado como resistênci­a social, pelo papel

fundamenta­l que as mulheres desempenha­m nesse processo”, refere a mesma fonte, que considera a atitude daquelas mulheres uma força que vem do ventre e representa o solo fértil desta terra que ultrapassa as barreiras do possível.

Dirigido e coreografa­do por Aneth Silva, e produção de PDC e Luana Bartholome­u, Itanda pretende trazer ao palco as expressões de um cenário emblemátic­o, reconhecid­o pela grande maioria dos angolanos, onde

muitas pessoas são expostas a questões de vulnerabil­idade social, e é em situações do género que o povo transforma as suas dificuldad­es em potência, construind­o caminhos de superação, recorrendo às mais diversas formas de manifestaç­ão.

O espectácul­o é encenado por nove bailarinos, nomeadamen­te Sara Kalu, Jeremias António, Sita Dinis, Suzana Francisco, Jéssica Pedro, Inês de Castro, Patião Teixeira, Malik Fofana e Sandro Carvalho.

 ?? DR ?? Companhia apresenta amanhã pela primeira vez o espectácul­o
DR Companhia apresenta amanhã pela primeira vez o espectácul­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola