Jornal de Angola

Rwanda e Egipto acolhem desafios mais equilibrad­os

- Anaximandr­o Magalhães | Abidjan

A terceira janela FIBA, ronda africana de qualificaç­ão para a 19ª edição do Campeonato do Mundo sénior masculino de basquetebo­l, Filipinas, Japão e Indonésia'2023, abre hoje e termina no domingo, com os holofotes a serem centrados para a disputa nos grupos A e D, os mais equilibrad­os.

Com palco na cidade de Kigali, Rwanda, a série A, onde pontificam as selecções da Nigéria, líder com cinco pontos, Mali, com o mesmo número, Uganda e Cabo Verde, terceira e quarta classifica­das, ambas com quatro, é uma das que promove incógnita quanto ao desfecho.

No D, com sede em Alexandria, o enigma também emerge, pois o equilíbrio é evidente. Senegal, República Democrátic­a do Congo (RDC) e Egipto, país anfitrião da janela, têm todos cinco pontos. De fora da equação Ásia deve ficar o Quénia, último com três pontos, porém, só com derrotas.

Na eventualid­ade de terminarem nas referidas posições, qualificam-se, tendo em conta o coeficient­e de pontos, as duas selecções melhor classifica­das mais a terceira. As referidas equipas, em número de 12, vão integrar grupos constituíd­os por seis cada um, qualifican­dose para o Mundial, quatro mais a terceira melhor.

No Grupo B, t ambém regista-se algum equilíbrio. O Sudão do Sul lidera com seis pontos, Tunísia é segunda com cinco, Camarões e Rwanda vem a seguir com quatro e três.

Eis os emparceira­mentos para hoje; Nigéria- Cabo Verde (11h00), Uganda - Mali (14h00), Rwanda - Sudão (17h00) e Tunísia - Camarões (20h00). Ainda esta tarde j ogam Congo - Quénia (16h00), e Egipto - Senegal (19h00).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola