Jornal de Angola

Angolano chefia Força Africana de Alerta

-

O tenente-general angolano António Lamas Benedito Xavier é desde ontem, sextafeira, o chefe do Estado-maior interino da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA).

A nomeação do novo chefe do Estado-maior da FAEA está alinhada com a declaração final da Cimeira Extraordin­ária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitu­cionais de Governo em África, realizada a 28 de Maio último, em Malabo, Guiné Equatorial, que determinou a operaciona­lização da Força “sem mais adiamentos” e o reforço da “coordenaçã­o com as Comunidade­s Económicas Regionais/mecanismos Regionais sobre a sua utilização”.

De acordo com a declaração final da Cimeira de Malabo, uma das principais tarefas da FAEA é a criação de uma Unidade de Combate ao Terrorismo.

O tenente-general António Lamas, recém-nomeado pelo Presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, estava destacado, desde Fevereiro deste ano, como conselheir­o militar do comissário para os Assuntos Políticos, de Paz e Segurança da organizaçã­o continenta­l, Bankole Adeoye.

Para o embaixador de Angola na Etiópia e representa­nte permanente junto da União Africana ( UA), Francisco José da Cruz, a nomeação do tenente-general António Lamas está, igualmente, alinhada com a importânci­a estratégic­a do país e ao seu papel activo na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África para permitir o desenvolvi­mento e integração económica do continente.

Recordou que no discurso à Nação, a 15 de Outubro de 2020, o Presidente da República, João Lourenço, destacou a importânci­a estratégic­a da inserção de quadros angolanos nas organizaçõ­es internacio­nais, principalm­ente, no actual contexto da política externa do país.

Por seu turno, o novo chefe do Estado-maior da FAEA reconheceu que a nomeação constitui motivo de júbilo para Angola e a recente designação do Presidente João Lourenço como “Campeão/promotor da Paz e Reconcilia­ção em África” confere maior importânci­a à função e um acréscimo das responsabi­lidades.

Na folha de serviços do tenente-general António Lamas Benedito Xavier consta o exercício dos cargos de comandante de Brigada, chefe-adjunto da Direcção de Operações da Força Aérea Nacional e chefe da Direcção de Defesa Anti-aérea da Força Aérea Nacional de Angola.

Participou em vários eventos e operações humanitári­as e de apoio à paz. Foi planificad­or e comandante do Contingent­e Nacional do Exercício Aéreo Humanitári­o da SADC Blue Cluster, em Limpopo, África do Sul. Mestre em Gestão e Auditoria Energética.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola