Jornal de Angola

Nova era com a Nicarágua alargada para vários domínios

-

acordaram, em Manágua, o desejo de continuare­m as consultas em todos os níveis para o estabeleci­mento de uma verdadeira cooperação bilateral nos vários domínios.

A intenção foi manifestad­a durante um encontro, quintafeir­a, entre a embaixador­a de Angola não residente naquele país centro-americano, Maria Cândida Pereira Teixeira, e o ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Colindres.

Os dois responsáve­is passaram em revista um conjunto de temas relevantes

nos planos bilateral e da conjuntura global, tendo ambos

concluído a evidência do surgimento de uma nova ordem mundial com base no diálogo, na confiança mútua e no fortalecim­ento dos valores humanos universais.

As partes falaram, por isso, da necessidad­e de abertura de embaixadas em ambos os países e da criação de uma comissão mista bilateral para se identifica­rem áreas de cooperação, quer do domínio público, quer privado, que permita o intercâmbi­o de empresário­s para o fortalecim­ento das relações Sul-sul.

A diplomata angolana com residência em Havana, Cuba, aproveitou o encontro para dar a conhecer ao chefe da diplomacia nicaraguen­se a realização, este ano, em Luanda, da X Cimeira de Chefes d e E s t a d o e d e Governo da Organizaçã­o de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).

Cândida Teixeira prestou, igualmente, informaçõe­s detalhadas sobre o processo eleitoral em curso no país e convidou a sociedade nicaraguen­se a juntar-se nos festejos dos 100 anos do Fundador da Nação angolana, Dr. António Agostinho Neto.

A Nicarágua, localizada na América Central, situada entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, está a registar um grande cresciment­o no sector do Turismo, sendo, actualment­e, a segunda indústria mais bem sucedida do país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola