Jornal de Angola

Novos directores do Ministério do Interior iniciaram funções

- André da Costa

di re c t or- geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeir­o ( SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais J osé Serra VanDúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, ontem, funções.

Os dois responsáve­is foram empossados pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, numa cerimónia e m que Luí s d a Fonseca Cadete foi promovido ao posto policial de comissário-chefe.

Na mesma cerimónia, o ministro Eugénio Laborinho conferiu, igualmente, posse às directoras de Actos Migratório­s, Catiana Aguiar, e Recursos Humanos do SME, Maria Isabel, bem como ao conselheir­o do director-geral desse órgão, comissário Valentim Xavier.

Em relação ao Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, tomaram posse o comissário Bombeiro Nelson Atuzemba, no cargo de inspector-geral, Domingos Alberto, comandante provincial da LundaNorte, J oão Ambrósio, director do Gabinete de Estudos Informação e Análise, Joaquim António, director de Resgate e Salvamento, e Pedro Cardoso, director do Gabinete Jurídico.

O ministro do Interior considerou que as alterações efectuadas no sector visam imprimir maior dinâmica e celeridade no trabalho que os órgãos estão a desenvolve­r, em particular, no SME, onde as mudanças necessária­s devem continuar, para garantir maior resposta às necessidad­es e aspirações dos cidadãos e do Estado.

Ao novo director-geral adjunto do SME, Eugénio Laborinho pediu para contribuir na tomada de decisões e na adopção das melhores

práticas, materializ­ando as linhas e estratégic­as do Executivo, no domínio migratório.

O governante realçou que se pretende um SME que, além de garantir eficiência e eficácia na fiscalizaç­ão da entrada e saída dos cidadãos do território nacional, possa controlar mais os fluxos migratório­s e a reforçar o processo de agilização dos actos migratório­s.

“É imperioso que o SME continue a contribuir, de forma significat­iva, no processo de promoção e atracção do investimen­to estrangeir­o e do turismo, visando a diversific­ação da economia, o desenvolvi­mento do país e a divulgação da nossa cultura e belezas naturais”, disse.

Para o Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, o ministro recomendou que se melhore a actuação na actividade de socorro à população em casos de incêndios, inundações e outros tipos de sinistro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola