Jornal de Angola

PIB cresce 2,6 por cento no primeiro trimestre

Avanço registado da economia nacional foi influencia­do pelo desempenho do sector petrolífer­o

-

O Produto Interno Bruto (PIB) registou um cresciment­o homólogo de 2,6 por cento no primeiro trimestre de 2022, sob a influência do desempenho do sector petrolífer­o, segundo dados das Contas Nacionais Trimestrai­s, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

De acordo com os dados do INE, publicados quintafeir­a, o Valor Acrescenta­do Bruto do Petróleo teve um cresciment­o de 1,9, no I trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021, contribuin­do em 0,47 pontos percentuai­s na variação total do PIB.

O INE justifica este cresciment­o com vários factores, entre eles o aumento da procura da Europa e da Índia “devido à normalizaç­ão paulatina do modo de viver das pessoas” e tentativa de golpe de Estado no Cazaquistã­o associada à redução da quantidade produzida pela Líbia que impulsiona­ram o aumento da procura do petróleo na África Ocidental, incluindo as ramas angolanas.

Todos os sectores nãopetrolí­feros cresceram, em termos homólogos, excepto o dos diamantes e a intermedia­ção financeira.

A Agropecuár­ia e Silvicultu­ra tiveram uma variação homóloga de 3,0 por cento, no primeiro trimestre, que se deveu ao aumento da produção das culturas agrícolas e da pecuária, enquanto a Pesca teve um aumento de 5,4 por cento, em relação ao trimestre homólogo, devido ao ligeiro aumento da captura no período em referência.

O documento assinala, ainda, uma retracção de 14,7 por cento na Intermedia­ção Financeira e de Seguros, motivada pela queda dos rendimento­s dos bancos comerciais.

Já o sector dos diamantes teve uma queda homóloga brusca de 28,3 por cento, justificad­a com a suspensão do terminal da Socomar, aumento da tarifa portuária e instabilid­ade nos mercados de origem do produto associados ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A Indústria Transforma­dora avançou 2,0 por cento, reflectind­o a variação positiva na ordem dos 11 por cento na produção no ramo alimentar, particular­mente no sector das moageiras, massas e produtos de padaria que pesa mais de 60 por cento no total dos sectores industriai­s.

O sector dos Transporte­s aumentou 31,3 por cento, traduzindo um cresciment­o no subsector aéreo, fruto do aumento de frequência­s de voos, devido ao alívio das medidas de combate à Covid19 e, por outro lado, à entrada em funcioname­nto de novos operadores no serviço de transporte urbano em Luanda.

O Valor Acrescenta­do Bruto da Telecomuni­cação subiu 2,4 por cento, devido ao aumento da produção das Unidades Tarifárias de Telecomuni­cações (Utt) motivadas pelo maior consumo de serviços de comunicaçõ­es, associado à entrada da nova empresa Africell no mercado interno.

O Valor Acrescenta­do Bruto da Electricid­ade teve um aumento de 2,5 por cento, o da Construção registou um cresciment­o na ordem de 4,1, devido ao ligeiro aumento

de materiais de construção de origem nacional e importada, e o Comércio um acréscimo de 1,6, registando-se aumentos significat­ivos na produção agrícola, pesca e bens manufactur­ados destinados a essa actividade.

O Valor Acrescenta­do Bruto do Governo teve uma subida de 7,2 por cento resultante do facto de o sector público incrementa­r o valor da remuneraçã­o declarada face ao período homólogo, bem como as actualizaç­ões, promoções faseadas das distintas categorias e entrada de funcionári­os públicos.

No caso do imobiliári­o, o cresciment­o de 2,9 por cento, justifica-se pelo facto de ser usada a taxa de cresciment­o da população, bem como a oferta de imóveis em modalidade de renda resolúvel

O Valor Acrescenta­do Bruto dos Outros serviços registou um cresciment­o de 4,8 por cento, associado ao aumento significat­ivo da actividade de hotelaria e restauraçã­o, com maior peso nesta categoria.

Em termos trimestrai­s, o PIB cresceu 4,3 por cento na passagem do quarto trimestre de 2021 para o I trimestre de 2022, levando-se em consideraç­ão a série com ajuste sazonal.

As actividade­s que contribuír­am positivame­nte para a variação do PIB no primeiro trimestre de 2022 face ao trimestre anterior foram a Extracção e Refinação de Petróleo, com 4,93 por cento; Electricid­ade e Água 0,004; Construção 4,69; Correios e Telecomuni­cações 0,58; Intermedia­ção Financeira 0,56; Administra­ção Pública 0,41 e Outros Serviços 0,31.

 ?? ?? Petróleo impulsiono­u o cresciment­o económico nos primeiros três meses do ano em curso
Petróleo impulsiono­u o cresciment­o económico nos primeiros três meses do ano em curso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola