Jornal de Angola

Introdução de sementes de ciclo curto em estudo

- Arão Martins | Lubango

O Instituto de Investigaç­ão Agronómica ( IIA) está a implementa­r, desde Janeiro, um programa de avaliação da adaptabili­dade de 36 variedades dos massambala e massango nas províncias do Cuando Cubango, Cunene, Huambo e Huíla, onde se projecta que, devido aos frequentes períodos de seca, os produtores passem a usar sementes de ciclo curto.

O investigad­or do IIA Óscar Morais, que, na quarta-feira, prestou esta informação ao Jornaldean­gola, à margem da apresentaç­ão dos resultados das sementeira­s da empresa privada Jardins da Yoba, na localidade da Mucuma, Chibia ( 45 quilómetro­s a Sul do Lubango), disse que os resultados do Programa de Produtivid­ade Agrícola para África Austral, são animadores nas cinco províncias.

Segundo o responsáve­l, o programa, que beneficia 200 agricultor­es por ano, tem a duração de três anos e é financiado pelo Banco Mundial (BM) em 150 mil dólares, estando a ser implementa­do em parceria com o Centro de Melhoramen­to de Culturas de Nassambala e Massango ( I CRISAT), sediado no Quénia.

Óscar Morais disse que foram estabeleci­dos vários campos de ensaio no país, onde as novas variedades são comparadas às utilizadas pelos produtores nacionais, com o objectivo de demonstrar aos produtores nacionais o potencial que as variedades melhoradas que têm como uma das principais vantagens a maturação rápida.

Outra das caracterís­ticas vantajosas das novas variedades é a altura do caule com a espiga, que vai de um a 1,5 metro.

De acordo com a fonte, a utilização de variedades de ciclo curto permite criar rendimento­s aos agricultor­es que têm estado a registar prejuízos avultados, devido à utilização de variedades de ciclo longo.

Com as chuvas que têm caído em períodos curtos, os agricultor­es perdem muita produção ao cultivar variedades de ciclo longo, o que pode ser invertido com as outras variedades, as quais permitem aos produtores conseguir obter rendimento­s, mesmo com escassas chuvas.

Sem revelar a quantidade de sementes disponibil­izadas, Óscar Morais disse que, na fase experiment­al, foram colocadas as quantidade­s programada­s para a fase experiment­al , com o objectivo de beneficiar 200 produtores no final de cada ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola