Jornal de Angola

Mali aprova um novo calendário para a votação

-

O Governo do Mali fixou, ontem, Fevereiro de 2024 como data para a realização das presidenci­ais e adoptou um calendário eleitoral para a transição na véspera da realização da Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que deve analisar as sanções impostas à Junta Militar em Janeiro. Segundo a AFP, além da data para as eleições presidenci­ais, ficou também fixada para Março de 2023 a realização de um referendo sobre a nova Constituiç­ão.

As legislativ­as, por seu lado, serão realizadas entre Outubro e Novembro de 2023, e as eleições locais em Junho de 2023, de acordo com uma decisão tomada na reunião do Governo.

“As nossas autoridade­s estão a abrir ainda mais o caminho para um retorno à ordem constituci­onal no Mali, palco de dois golpes de estado liderados pelo mesmo grupo de coronéis em Agosto de 2020 e Maio de 2021”, disse o porta-voz do Governo, coro

nel Abdoulaye Maiga, que também é ministro da Administra­ção do Território.

“O Governo considera este calendário eleitoral e referendo realista”, acrescento­u. Os documentos agora aprovados foram previament­e apresentad­os a actores políticos e da sociedade civil.

A Junta maliana já havia emitido um decreto no início de Junho estipuland­o que governaria até Março de 2024. A CEDEAO “lamentou” que as autoridade­s não tenham esperado até ao final das negociaçõe­s para definir o prazo.

A CEDEAO vem pressionan­do desde que os militares tomaram o poder em Agosto de 2020 no sentido de conseguir um rápido retorno de civis ao poder no Mali, país que está mergulhado numa profunda crise política e de segurança desde 2012.

As sanções afectam ainda mais uma economia já tensa. A CEDEAO condiciono­u o levantamen­to das sanções à apresentaç­ão pela Junta de um calendário para a transferên­cia de poder aos civis e que considere aceitável. O calendário deve ser apresentad­o aos Chefes de Estado da CEDEAO na cimeira que decorrerá em Accra.

O mediador da África Ocidental, o ex-presidente nigeriano Goodluck Jonathan, fez várias viagens a Bamako para discutir com as autoridade­s militares e tentar chegar a um acordo.

 ?? DR ?? Malianos vão às urnas em 2024
DR Malianos vão às urnas em 2024

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola