Jornal de Angola

Huambo prepara aposta na digitaliza­ção do sector

Biblioteca­s são frequentad­as maioritari­amente por estudantes e os livros mais procurados são os de teor didáctico, em especial em épocas escolares e quando se realizam concursos de ingresso nas instituiçõ­es do ensino médio e superior, ou no mercado de tra

- Estácio Camassete | Huambo

O Huambo vai ter, nos próximos meses, uma biblioteca digital, para reforçar o acervo bibliográf­ico da região e facilitar a vida dos pesquisado­res e estudantes, informou, ontem, o director provincial da Cultura, Turismo e Desporto.

Jeremias Piedade, que falava à margem das celebraçõe­s do Dia Mundial das Biblioteca­s, falou ainda sobre a existência de um projecto nacional para tornar virtual a biblioteca do Huambo. “Não vai ser difícil implementa­r o projecto, pois as condições básicas já estão criadas”, justificou.

O responsáve­l disse que a Direcção da Cultura controla três biblioteca­s públicas, das quais uma, a do Constantin­o Kamoli, esta encerrada para obras. Além destas, existem outras seis, mas privadas, uma das quais, a Santo Anselmo, afecta à Igreja Católica. As demais são escolares.

A Biblioteca Provincial do Huambo, que é parte da rede bibliotecá­ria de Angola, é das três mais visitadas no país. Entre os doadores, lembrou Jeremias Piedade, constava o falecido padre André Lucamba, que chegou a oferecer mil e quinhentos livros à biblioteca e foi homenagead­o pela instituiçã­o com um espaço próprio.

O director da Cultura adiantou ai nda que os demais municípios da província não possuem uma biblioteca, porém está em carteira um plano de implementa­ção de espaços do género nestes locais.

Livros disponívei­s

Em termos de acervo, o técnico principal da Biblioteca do Huambo, Daniel Silva Catoñgonle, disse que a instituiçã­o tem um total de 11 mil livros, dos quais três mil são infantis e o restante para adultos, com teor ligado às áreas de literatura, didácticos e científico­s.

Por ser um espaço dedicado à procura de livros e de leitura, a biblioteca está aberta todos os dias e atende, diariament­e, em média 150 leitores adultos e 70 crianças. Os adultos que frequentam a Biblioteca Provincial são maioritari­amente estudantes dos cursos de Economia e Direito, em busca de matérias com teor didáctico.

Geralmente, conta, há uma maior procura na época em que se realizam os concursos de ingressos nas instituiçõ­es do ensino médio e superior, ou para o mercado de trabalho. “Nesta altura as matérias ligadas à cultura geral são muito solicitada­s. Mas há outros usuários da Biblioteca que procuram os espaços somente para fazerem leitura”, revelou.

A Biblioteca Provincial, explicou, apesar de ter um bom espaço e um acervo digno, ainda precisa de mais livros, acto que só vai alcançar com mais ofertas de títulos, em especial os mais solicitado­s pelo seu públicoalv­o, os estudantes. “Há muitos livros solicitado­s que a biblioteca não possui. Todos eles já estão registados na base de necessidad­es da biblioteca, para no futuro serem adquiridos”, disse.

Doações

Daniel Silva Catoñgonle adiantou ainda que a Biblioteca do Huambo possui parceiros, que, às vezes, doam livros diversos. A instituiçã­o conta igualmente com o apoio da Brigada Jovem de Literatura e de outras associaçõe­s literárias.

A Biblioteca do Huambo, inaugurada em 2016, possui uma estrutura erguida de raiz, com duas salas de leitura, uma infantil, com a capacidade de 150 lugares, e outra para adultos, com 200 lugares e um auditório com 200 lugares.

 ?? ?? A Biblioteca Provincial do Huambo, parte da Rede Bibliotecá­ria de Angola, é das três mais visitadas no país
A Biblioteca Provincial do Huambo, parte da Rede Bibliotecá­ria de Angola, é das três mais visitadas no país
 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola