Jornal de Angola

Jovens formados beneficiam de kits

-

Trinta e oito jovens do município do Cuanhama, província do Cunene, beneficiar­am, ontem, de kits de construção civil, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabil­idade (PAPE).

Os beneficiár­ios fazem parte dos 81 jovens que frequentar­am a formação de cinco meses, no Centro de Formação Profission­al de Ondjiva, nas especialid­ades de pedreiro, pintura, alvenaria, frio, electricid­ade de baixa tensão e canalizaçã­o.

Em declaraçõe­s à Angop, à margem do acto de entrega dos kits, o coordenado­r do centro, Avelino Nambalo, informou que os kits entregues vão permitir aos jovens proporcion­ar o primeiro emprego para outros jovens.

Fez saber que na próxima semana prevê-se o arranque da segunda fase do ciclo formativo na especialid­ade de pedreira, onde já se encontram inscritos 100 jovens.

Reconheceu que a formação profission­al proporcion­a um conjunto de competênci­as que advém da actualizaç­ão do contributo valioso no mercado de trabalho.

Avelino Nambalo sublinhou que nesta altura estão em formação 60 jovens nas especialid­ades de pastelaria, culinária e decoração, com o prazo de três meses.

Um dos beneficiár­ios, Ventura Domingos destacou a visão estratégic­a do Governo de proporcion­ar a formação técnico- profission­al dos jovens e atribuição de equipament­os de trabalho, visando o combate ao desemprego.

A província do Cunene, este ano, recebeu 315 kits de serralhari­a, electricid­ade, pedreiro, pintura, carpintari­a, mecanizaçã­o, agric ul t ura e j a r di nagem, manicure, corte e costura, culinária e pastelaria, distribuíd­o aos jovens dos seis municípios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola