Jornal de Angola

Festas da cidade da Caála voltam ao formato normal

- DR

As festividad­es da cidade da Caála, província do Huambo, voltam a ser realizadas no formato normal, dois anos depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Conhecida no passado como “Rainha do Milho”, a urbe foi fundada a 15 de Julho de 1970, por despacho da portaria 17.011, assinada pelo então governador-geral de Angola, tenente- coronel Camilo Augusto de Miranda Rebocho Vaz.

Para o efeito, foram abertas, ontem, pelo administra­dor local, Ruben Isaías Etome, as f estividade­s comemorati­vas aos 52 anos de existência da cidade da Caála, a 23 quilómetro­s a Oeste da cidade do Huambo.

Nos dois últimos anos, a efeméride foi comemorada em regime fechado, à base de reflexões e abordagens históricas sobre a fundação da urbe, tendo em conta as medidas de restrições impostas, desde 2020, pela pandemia da Covid-19.

Falando na abertura das festividad­es, o administra­dor do município da Caála, Ruben

Isaías Etome, recomendou maior urbanidade e responsabi­lidade social, além de continuare­m a observar as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

O gestor municipal convidou os empresário­s a investirem na municipali­dade, na perspectiv­a de contribuír­em nas acções de promoção do desenvolvi­mento socioeconó­mico, com foco na melhoria do bem-estar social.

A localidade dispõe de inúmeras potenciali­dades, do ponto de vista agro-pecuário e turístico, além de outro tipo de matéria-prima para o fomento da indústria transforma­dora, incluindo o Pólo de Desenvolvi­mento Local, nas proximidad­es do Caminho-de-ferro de Benguela, uma linha importante, quer para a importação, quer para a exportação de produtos.

A estação local do Caminho-de-ferro de Benguela é também um empreendim­ento incontorná­vel no processo de cresciment­o do município da Caála e, consequent­emente, na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola