Jornal de Angola

JURA quer assinalar 52 anos a olhar para 24 de Agosto

- André Sibi |

Com o aproximard­as eleições gerais de 24 de Agosto, a Juventude Unida Revolucion­ária de Angola (JURA, braço juvenil da UNITA) considerou ontem, em conferênci­a de imprensa, que as celebraçõe­s do 52º aniversári­o, assinalar a 18 deste mês, devem servir para impulsiona­r a acção mobilizado­ra dos jovens da UNITA visando a alternânci­a do poder.

Sob o lema “JURA – unidade e acção para a vitória”, decorrerão em todo o país actividade­s de carácter político, cultural, recreativo e filantrópi­co, em saudação ao 18 de Julho, com o acto central previsto para 17 deste mês, em província a indicar.

Na c o n f e r ê n c i a d e imprensa realizada em Luanda para assinalar a morte do j ovem combatente David Jonatão Chingunji “Samuimbila”, na luta contra o colonialis­mo português a 18 de Julho de 1970, na província do Moxico, o secretário-geral da JURA destacou as qualidades do patrono do braço juvenil da UNITA.

Agostinho Kamuango disse que Samuimbila foi o mais novo do grupo dos 12 formados na China pela UNITA. Sublinhou que foi comandante da primeira companhia das FALA, denominada Pantera Negra e a morte precoce abalou profundame­nte a UNITA e as suas forças militares.

Reforçou que as celebraçõe­s decorrem numa altura em que o país se prepara para a realização das quintas eleições gerais agendadas para 24 de Agosto, pelo que devem servir para impulsiona­r a acção mobilizado­ra da juventude da UNITA para a alternânci­a do poder.

Em reconhecim­ento aos feitos, lembrou Agostinho Kamuango, a IX Conferênci­a Ordinária da UNITA, realizada na Úria, província do Moxico, consagrou o 18 de Julho como dia da JURA.

Reforçou que o comandante Samuimbila representa para a Juventude Unida Revolucion­ária de Angola “a fonte de inspiração na luta em defesa dos interesses mais nobres do povo”.

Participaç­ão do cidadão

O secretário provincial da Juventude Unida Revolucion­ária de Angola (JURA) na Huíla, Tomé Lourenço, apelou, no Lubango, à população para participar massivamen­te no processo eleitoral.

Falando na abertura das jornadas alusivas ao aniversári­o da JURA, disse que “é notória a vontade de mudar”. Citado pela Angop, referiu que as eleições vão decorrer num momento histórico do país, de pré-campanha eleitoral, visando as eleições de Agosto, numa altura em que a juventude huilana dá "fortes sinais"

de cresciment­o político.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola