Jornal de Angola

Ndange-ya-menha está mais iluminada

- Marcelo Manuel | Ndange-ya-menha MATEUS NILO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Pelo menos 3.200 habitantes da sede comunal de NdangeYa-menha, no município de Cambambe, província do Cuanza-norte, beneficiam, desde quinta-feira, de energia eléctrica da rede pública.

O sistema de fornecimen­to de energia foi inaugurado pelo governador Adriano Mendes de Carvalho, que, na ocasião, ressaltou a importânci­a do empreendim­ento para a melhoria da vida social e económica da população.

Segundo o governador, a energia eléctrica vai certamente galvanizar o comércio rural e propiciar condições para o fomento da produção do algodão e citrinos, para a sustentabi­lidade das indústrias têxteis e de bebidas existentes no município de Cambambe.

O soba grande de NdangeYa-menha, António Tandala, visivelmen­te emocionado, referiu que a inauguraçã­o do sistema de fornecimen­to de energia eléctrica é um marco histórico que ficará para sempre na memória dos cidadãos. “Ficam para traz os momentos de escur i dão e i s ol a mento no período nocturno. Agora já temos como acompanhar os acontecime­ntos do país e do resto do mundo através da televisão, além de podermos, também, conservar os produtos perecíveis”.

A responsáve­l pela execução do projecto, Adelina

Camati, fez saber que a obra durou seis meses, durante os quais foram instalados três postos de transforma­ção de 250 KVA cada, 275 ligações domiciliar­es e 136 iluminária­s. Sublinhou que a energia foi puxada da região do AltoDondo, através de um ramal com 202 torres de média tensão, num percurso de cerca de 40 quilómetro­s, envolvendo uma força de trabalho de 65 homens, entre nacionais e expatriado­s.

Zonas rurais estão entre as prioridade­s

O governador Adriano Mendes de Carvalho deu a conhecer que a electrific­ação das zonas rurais consta entre as principais apostas do Governo Provincial do Cuanza-nortes, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da população.

Avançou que a chegada da energia eléctrica naquelas paragens vai, de igual modo, melhorar o abastecime­nto de água potável à população, através do funcioname­nto ininterrup­to do centro de captação e tratamento de água, de Lucala II.

Revelou que, até Dezembro próximo, a energia eléctrica da rede pública vai chegar à vila de Quilombo dos Dembos, no Ngonguembo, e comuna do Luinga, situada a 35 quilómetro­s da sede municipal de Ambaca, além da comuna de São Pedro da Quilemba, a cerca de 40 quilómetro­s da cidade do Dondo, em Cambambe.

Segundo o director do Gabinete Provincial de Estatístic­a e Planeament­o do Governo Provincial, Ednildo Teixeira, o Executivo Central disponibil­izou, no ano passado, 88 milhões e 700 mil euros para a electrific­ação de várias sedes municipais e comunais do CuanzaNort­e, prevendo-se 35 mil ligações domiciliar­es.

O referido montante permitiu a criação de projectos da mesma índole a nível das sedes municipais de Bolongongo, Quiculungo e Banga, além das comunidade­s de Quissecula e comuna de Canhoca, situadas no Cazengo.

 ?? ?? O sistema de fornecimen­to de energia foi inaugurado pelo governador
O sistema de fornecimen­to de energia foi inaugurado pelo governador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola