Jornal de Angola

Caxito conta com novas infra-estruturas integradas

- Alfredo Ferreira | Caxito

A primeira fase do Projecto de Infra-estruturas Integradas de Caxito, na província do Bengo, que havia arrancado em 2014, no âmbito da implementa­ção dos Projectos de Investimen­tos Públicos (PIP), já está concluída, graças ao seu enquadrame­nto, em 2020, no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM).

As obras, orçadas em cerca de 69 milhões de dólares, permitiram a colocação de asfalto em 12 quilómetro­s de vias urbanas de Caxito, construção de sistemas de abastecime­nto de água potável, redes de drenagem para as águas pluviais, bacia de retenção, estação de tratamento de águas residuais, bem como colocação de postes de iluminação pública e sistemas de telecomuni­cação.

No acto de entrega da primeira fase do projecto ao Governo do Bengo, o ministro das Obras Públicas e Ordenament­o do Território, Manuel Tavares de Almeida, disse que os trabalhos demoraram devido às dificuldad­es financeira­s que havia.

Sublinhou que as infraestru­turas implantada­s em várias províncias do país vão tornar as cidades mais sustentáve­is, integrador­as e resiliente­s. “Isso acontece num momento em que se está a discutir a nível mundial a aplicação das recomendaç­ões da nova agenda urbana”, referiu.

Segundo o ministro, o Executivo está a construir, um pouco por todo o país, infra-estruturas integradas, com vias urbanas, sistemas de drenagem para águas residuais e pluviais, sistemas técnicos e de iluminação pública, que vão permitir que as cidades sejam ambientalm­ente sustentáve­is. “A cidade de Caxito precisa, de facto, de muitas infra-estruturas urbanas”, reconheceu.

De acordo com a governador­a do Bengo, Mara Quiosa, as obras mudaram a imagem de Caxito. “Os ganhos são imensuráve­is. Nós, enquanto Governo da província, prometemos dar bom uso às infra-estruturas e fazer boa gestão de todos os equipament­os colocados à nossa disposição”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola