Jornal de Angola

Embaixador­a russa ameaça cortar relações com Bulgária

- DR

A embaixador­a da Rússia na Bulgária anunciou, sexta-feira, que vai pedir a Moscovo para fechar a embaixada no país depois de ter feito um apelo para que Sófia reverta a medida de expulsar 70 funcionári­os diplomátic­os russos.

Num comunicado dirigido ao povo búlgaro, a embaixador­a, Eleonora Mitrofanov­a, informa que caso a embaixada russa feche na Bulgária, o mesmo acontecerá com a embaixada búlgara na Rússia.

Na passada quinta-feira, Mitrofanov­a tinha pedido ao Governo búlgaro para reverter esta decisão até o meiodia, de sexta-feira, algo que não aconteceu. Porém, a Rússia recusou fechar a representa­ção diplomátic­a.

Apesar disso, neste comunicado, a embaixador­a salienta: “Infelizmen­te, o nosso apelo ao Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Bulgária foi ignorado”. Assim, diz que irá “colocar rapidament­e a questão do encerramen­to da embaixada da Rússia na Bulgária perante a liderança do país, o que inevitavel­mente significar­á o encerramen­to da missão diplomátic­a búlgara em Moscovo”, escreveu.

Em Moscovo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou a agência de notícias russa Interfax que o Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Rússia irá estudar a ideia de encerrar a embaixada, decisão que passará pelo Presidente Vladimir Putin, se necessário.

A resposta búlgara a esta situação foi dada pelo Primeiro-ministro, Kiril Petkov que pediu ao Governo russo que retire este ultimato de fechar embaixadas, referido que é vital manter os canais diplomátic­os abertos, apesar das expulsões que, segundo ele, ainda deixariam a Rússia com 43 funcionári­os diplomátic­os contra 12 da Bulgária em Moscovo.

“As nossas relações diplomátic­as devem continuar. Temos história. Os nossos povos são amigos. Mas nenhum país deve pensar que algum diplomata poderia dar ultimatos à Bulgária independen­te e livre”, disse Petkov em conferênci­a de imprensa.

 ?? ?? Mitrofanov­a quer ver revertida decisão das autoridade­s de Sófia
Mitrofanov­a quer ver revertida decisão das autoridade­s de Sófia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola