Jornal de Angola

Sismos destroem aldeia e matam cinco pessoas

-

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas, ontem, no Irão, na sequência de três sismos que destruíram metade de uma vila no Sul do país junto ao estreito de Ormuz, anunciou o porta-voz do Serviço Nacional de Emergência.

“Cinco pessoas morreram e 93 ficaram feridas, sete das quais ainda estão hospitaliz­adas”, segundo o mais recente balanço feito pelo porta-voz do Serviço Nacional de Emergência, Mojataba Khaledi, na televisão pública do Irão.

O balanço inicial dava conta de que pelo menos três pessoas morreram num sismo de magnitude 6, na escala aberta de Ritcher, registado no Sul do Irão, de acordo com a agência de notícias estatal iraniana, que acrescento­u que 19 pessoas ficaram feridas.

O Irão registou três sismos, incluindo dois de magnitude 6 e um de magnitude 5,7, que abalaram a província de Hormozgan, transforma­ndo metade da vila de Sayeh Khosh em ruínas.

O primeiro terramoto ocorreu por volta das 2h00 locais a uma profundida­de de 16 quilómetro­s, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos ( USGS), seguido por outros dois, duas horas depois, a uma profundida­de de 10 quilómetro­s.

Esses terramotos ocorreram perto da vila de Sayeh Khosh, localizada a 100 quilómetro­s a Sudoeste do porto de Bandar Abbas, uma cidade de meio milhão de habitantes localizada no estreito de Ormuz.

Segundo a secção iraniana do movimento internacio­nal humanitári­o Crescente Vermelho, as operações de busca e resgate estão quase no fim.

“Estamos concentrad­os em acolher as vítimas do terramoto”, disse o governador da província de Hormozgan, Mehdi Dousti, acrescenta­ndo que metade da vila de Sayeh Khosh foi destruída.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola