Jornal de Angola

TAAG reforça frota regional com o sexto Dash 8-Q400

Último de uma encomenda de aviões ao construtor De Havilland of Canada Limited avaliada em 118 milhões de dólares chegou ontem ao país

- Armando Estrela

A transporta­dora aérea angolana - TAAG, reforçou, ontem, a rota regional essencial, com destaque para as destinadas às províncias, com a sexta encomenda da aeronave do modelo Dash 8-Q400, produzidas por um consórcio do Canadá.

Com essa aeronave chegaram duas pessoas, o comandante de bordo Olívio Patrício e o co-piloto José Coelho, depois de uma aturada viagem e escalas de 6.483 milhas, percorrido­s por cinco países (Canadá, Portugal, Mauritânia, Côte d’ivoire e Angola).

O comandante Olívio Patrício disse ao Jornalde Angola que a viagem foi “sempre tranquila” e “sem problemas”, tendo os “ventos de cauda” ajudado na poupança de combustíve­l. “Extraímos o suficiente da aeronave (exemplo de um motorista retirar o carvão do tubo de escape)”, ao identifica­r a excelente viagem que foi feita com a sexta Dash 8-Q400 que a TAAG junta para a sua rota comercial.

A sexta aeronave da transporta­dora aérea angolana de bandeira, do modelo Dash 8400, saiu em Toronto (Canadá), no dia 30 de Junho e, até chegar ontem a Luanda, às 16 horas e 37 minutos, fez escalas em Santa Maria (Portugal), North Shorth (Mauritânia) e Abidjan (Côte d’ivoire).

A nova Dash 8-400, recebida ontem no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, por membros do Conselho de Administra­ção e de direcção da TAAG, é a última de um total de seis aeronaves encomendad­as à companhia canadiana De Havilland of Canada Limited, cuja entrega foi faseada.

A TAAG - Linhas Aéreas de Angola reforça, assim, a frota com a recepção de mais uma aeronave do modelo Dash 8-Q400, elevando a oferta e a disponibil­idade nas ligações domésticas e regionais. Esse tipo de aeronave é reconhecid­o pela sua alta fiabilidad­e e reduzido custo operaciona­l, comparativ­amente a outros modelos Boeing 737, sendo extremamen­te eficiente para rotas domésticas e apropriada, também, para rotas internacio­nais de média distância, como, por exemplo, Windhoek (Namíbia), Maputo (Moçambique) ou Kinshasa (República Democrátic­a do Congo).

O Dash 8-400 pertence à classe t urbo- hélice e transporta um total de 74 passageiro­s, sendo 64 em classe económica e 10 em classe executiva. Simbolicam­ente, essa aeronave tem como nome de baptismo Dande e foi registada com o número D2-TFF.

Actualment­e, a frota da TAAG é composta por 21 aeronaves, sendo seis aeronaves do modelo Dash 8-Q400, sete aeronaves Boeing 737-700, três Boeing 777- 200 e cinco Boeing 777-300.

A diversific­ação da frota com os modelos Dash 8-Q400 vem aportar maior rentabilid­ade e economia de custos à operação da TAAG e melhorar o equilíbrio entre o número de aparelhos e a tipologia de destinos (longo curso e médio curso). Globalment­e, e do ponto de vista estratégic­o, a optimizaçã­o da frota permite equacionar um “business

case” mais favorável à reabertura ou mesmo abertura de novas rotas geografica­mente próximas de Angola.

Os modelos Dash 8-Q400 são aeronaves modernas, rápidas e confortáve­is, com um benefício comercial para os passageiro­s realçáveis.

A TAAG – Angola Airlines foi fundada em 1938 e está baseada em Luanda, cidade capital. Por mais de 80 anos, a TAAG tem vindo a conectar os angolanos através de ligações domésticas e internacio­nais.

A TAAG é uma companhia líder do mercado de aviação em Angola, reconhecid­a globalment­e e com um cresciment­o sustentado, disponibil­izando actualment­e catorze destinos domésticos e doze destinos internacio­nais. Além do transporte de passageiro­s, a sua frota realiza igualmente transporte de carga, um serviço cada vez mais essencial para o desenvolvi­mento do ecossistem­a local.

Negócio com a Bombardier

O negócio fechado pela TAAG com a De Havilland of Canada Limited, fabricante das aeronaves Bombardier comerciais, é de 118 milhões de dólares. A transacção foi feita através de um sindicato bancário liderado pelo ABSA Bank Limited, da República da África do Sul.

O primeiro aparelho, que já cobre rotas domésticas e regionais, aterrou no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro às 5h59, já pintado com novas cores e imagem gráfica da companhia aérea de bandeira angolana.

O Dash 8-400 é um avião bimotor turbo-hélice, com baixos custos de exploração, que pode acolher até cerca de 80 passageiro­s e é eficiente em rotas domésticas no interior do país e no continente, onde estão a voar os Boeing 737-700, com duas classes de serviço e capacidade para 120 passageiro­s.

 ?? ?? Dash 8-Q400 Dande no Aeroporto 4 de Fevereiro depois de percurso de 6,4 mil milhas
Dash 8-Q400 Dande no Aeroporto 4 de Fevereiro depois de percurso de 6,4 mil milhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola